NOTÍCIAS

Artesanato maranhense é destaque na Fenearte – Jornal do Maranhão – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

O artesanato maranhense marcou presença na 22° Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE).

Foto: Reprodução

Os visitantes podem aproveitar, até o dia 17 de julho, uma extensa programação que conta com desfiles, oficinas de artesanato, exposições de arte e muitas apresentações culturais.

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio da Superintendência do Programa do Artesanato do Maranhão, selecionou 3 artesãos individuais (São Luís, Tutóia e Paço do Lumiar) e 3 associações, sendo uma entidade representativa de Raposa e duas de São Luís.

Para essa edição do evento, o Maranhão conta com um amplo acervo artístico e artesanal de 1.285 peças de várias tipologias diferentes, que somados, chegam ao valor de R$ 90.017,00.

A Setur custeou as passagens aéreas no trecho São Luís/Olinda/São Luís e o transporte das peças de artesanato de São Luís para o evento. E o Sebrae Maranhão custeou a hospedagem dos artesãos maranhenses.

O secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos classificou as feiras nacionais como grandes vitrines para a promoção e afirmação do artesanato maranhense no cenário nacional.

“Estimular o fortalecimento dos artesãos e do artesanato maranhense é valorizar e manter viva nossa cultura. Essa é uma das nossas prioridades. Esse ano são 12 dias de um grande encontro de culturas, onde as feiras são importantes vitrines de exposição para a produção, representando um processo de retomada do desenvolvimento econômico. Priorizamos colocar os nossos artesãos no mercado, favorecendo a comercialização e incentivando a melhoria constante na qualidade dos produtos apresentados, desse modo a economia criativa e o artesão maranhenses têm muito a contribuir”, destacou o gestor.

Um dos integrantes que está pelo 4º ano na comitiva maranhense é o mestre artesão Douglas Lopes, de 49 anos, vencedor do Prêmio do Turismo 2019 na categoria artesanato. O prêmio deu ao mestre Douglas o direito de participar da Fenearte com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado, sem ter que passar pelo processo de seleção.

O mestre artesão maranhense destacou que as feiras são formas de ampliar a visibilidade e o potencial de negócios, criando redes de contato que permitem aos artesãos comercializarem seus produtos não apenas durante os dias de evento, mas por todo o ano.

“Todos os anos percebo que o público que passou pela feira realmente veio para comprar. Além disso, sempre fazemos muitos contatos com lojistas, e isso faz com que tenhamos sempre pedidos, mesmo depois da Fenearte”, conta o mestre artesão.

Durante os 12 dias de feira, o público está podendo interagir com os próprios artesãos responsáveis pela produção dos mais variados itens expostos nos stands, que representam as principais tipologias do artesanato maranhense, como a cerâmica, fibra de buriti, rendas de bilro, bordados por aplicação e madeira.

Fenearte

A Fenearte é considerada uma das mais importantes feiras de artesanato da América Latina, em função do número de visitantes que resulta em alto volume de vendas aos expositores. Reúne cultura, gastronomia, moda, decoração, música e artesãos de todos os estados brasileiros e de mais de 50 países. Apoiada pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a principal proposta da feira é incentivar a produção cultural e artesanal do Brasil.

Esse ano a Fenearte prestou homenagem Manguebeat, com a montagem de uma exposição em alusão ao Mercado Pop, que fica em cartaz no mezanino. Criada em 1995 por Evêncio Vasconcelos, a antiga feira itinerante de moda, música e arte costumava ser uma espécie de vitrine para a cena daquele período.

As atividades formativas e de trocas de saberes também estão presentes na programação. No local, estão acontecendo também rodas de conversas sobre temas diversos, além disso, a Fenearte oferece 130 oficinas gratuitas, somando 1300 vagas.

Você pode gostar também

Maranhão AVANÇAR »