NOTÍCIAS

Inscrições para o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato encerram-se na próxima segunda | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

Premiação ocorrerá no mês de novembro no Rio de Janeiro

Os artesãos maranhenses têm até dia 11 de julho para fazer suas inscrições ao Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Os cem produtos selecionados receberão o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 5ª Edição”, com validade de três anos e divulgação de três produtos nos sites do Sebrae Nacional e de sua região e no catálogo comercial do prêmio.

As inscrições para o Prêmio Top 100 de Artesanato, organizado pelo Sebrae, devem ser feitas no site www.top100.sebrae.com.br. O evento acontece em oito etapas, que vão desde a inscrição, passando por júris técnicos e de gestão, prazos para recursos e divulgação dos resultados, que ocorrer em setembro, até a premiação, prevista para acontecer em novembro deste ano.

Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, o artesanato maranhense se destaca pela riqueza, diversidade e por expressar traços marcantes da identidade cultural do nosso estado. “Esses aspectos, são justamente o que tornam o nosso artesanato atrativo para o mercado, com evidente potencial para conquistar espaços cada vez maiores e destacados dentro e fora do Brasil”, enfatizou o diretor.

“O prêmio Top 100 de Artesanato vem exatamente no sentido de valorizar e reconhecer o trabalho de quem vive do artesanato, tendo a atividade como fonte de sustento, ao mesmo tempo em que, trabalhando e aprimorando essa arte, nossos artesãos ajudam a manter viva essa nossa tradição. Então, eu convido os artesãos do Maranhão a não deixarem passar essa oportunidade de participar do prêmio, de terem sua arte reconhecida e valorizada por essa importante iniciativa liderada pelo Sebrae”, afirmou Mauro Borralho.

Como participar – Para participar da premiação, os artesãos podem inscrever seus produtos em uma das quatro categorias: artesanato tradicional, artesanato de referência cultural, artesanato autoral ou conceitual e artesanato doméstico. Após a escolha da categoria, o artesão deverá enviar a ficha técnica de três produtos desenvolvidos por ele nos últimos dois anos.

A coordenadora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, ressaltou que o prêmio é uma oportunidade de reconhecimento nacional aos trabalhos realizados pelos artesãos maranhenses. “É uma vitrine de produtos criativos e inovadores que transmitem a regionalidade e cultura do nosso estado com a possibilidade de geração de renda e de novos negócios”, avaliou Flávia.

As cem unidades vencedoras do Prêmio Sebrae Top 100  de Artesanato terão direito ao deslocamento de ida e volta da capital de origem do seu estado para o Rio de Janeiro, além da hospedagem para sua participação no evento de premiação, participação em uma ação de promoção comercial, realizada pelo Sebrae Nacional e CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, e ainda terão a exposição de seus produtos em eventos comerciais de grande expressão nacional, a serem definidos pelo Sebrae Nacional e CRAB, autorização de uso do selo “Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 5ª edição” por três anos;  após a entrega do certificado e a divulgação dos produtos no catálogo do prêmio.

Quem pode participar? Poderão participar do concurso toda e qualquer unidade de produção artesanal legalmente constituída em território nacional. Definidas por “unidade de produção artesanal”, pessoas jurídicas de direito privado, formalizadas, que produzam e comercializem produtos artesanais, sejam pequenas ou microempresas, cooperativas, associações, sejam grupos de produção artesanal ou empreendedores individuais.