Ícone do site MARANHÃO DA GENTE

A Terra está girando cada vez mais rápido, comprovam cientistas – Jornal Pequeno – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

Foto: Reprodução

Cientistas confirmaram uma sensação peculiar dos últimos tempos: o mundo está mais acelerado. E não é figura de linguagem. No mês passado, a Terra completou a rotação mais rápida até hoje registrada, encerrando a contagem de 24 horas com 1,59 milissegundos a menos.

Em 2020, as rotações foram completadas mais rapidamente em 28 ocasiões — na mais veloz delas, houve uma aceleração de 1,47 milisegundos.

Um encontro de astrofísicos em Singapura vai estudar o fenômeno. Os cientistas Leonid Zotov, do Instituto Astronômico Sternberg (de Moscou), Christian Bizouard, do Observatório de Paris, e Nikolay Sidorenkov, do Centro Russo de Pesquisa sobre Hidrometeorologia, devem apresentar uma teoria, durante a convenção, baseada na chamada “oscilação de Chandler”, um ligeiro desvio no eixo de rotação do planeta.

De acordo com os cientistas, sistemas como o GPS poderão ser afetados e novos protocolos precisariam ser implementados para lidar com a questão. Softwares que dependem da sincronização do tempo também demandariam uma atenção especial.

“Certamente a Terra está girando mais rápido agora do que em qualquer momento dos últimos 50 anos. É bem possível que um segundo bissexto negativo seja necessário se a taxa de rotação da Terra aumentar ainda mais, mas é cedo para dizer se isso provavelmente acontecerá”, destacou Peter Whibberley, pesquisador do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, ao jornal britânico The Telegraph.

Ver comentários Carregando

Sair da versão mobile