Aberta na Procuradoria Geral de Justiça, a exposição “Maranhão Meu Maranhão”, de Fransoufer – MARANHÃO Hoje
Mostra fica aberta a visitação pública até 30 de setembro
Foi aberta nesta quarta-feira (13), no Espaço de Artes Márcia Sandes, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Jaracati, em São Luís, a exposição do artista plástico Fransoufer, intitulada “Maranhão Meu Maranhão”. A mostra reúne trinta telas inéditas, e fica em cartaz até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 09 às 15h.
Coordenada pelo procurador-geral de justiça em exercício, Danilo de Castro, a abertura contou com a participação de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, magistrados, artistas plásticos e convidados.
Todas pintadas na técnica acrílica sobre tela, as obras retratam cenas da cultura popular maranhense, sobretudo da Baixada Maranhense, sempre com cores vivas e formas geométricas acentuadas.
Com 48 anos de carreira, Fransoufer, que nasceu no município de Bequimão, em 1958, fez a primeira exposição individual com 15 anos. Segundo ele, desde o início foi influenciado pelas manifestações culturais, pela religiosidade e pelas festas populares do Maranhão. “Vivi e vivenciei a verdadeira cultura da Baixada Maranhense, como o bumba-boi, tambor de crioula, cacuriá, pajelanças. Todo esse caldeirão cultural eu retrato nos meus trabalhos”, afirmou.
Entre mostras coletivas e individuais, o artista já expôs em vários estados brasileiros e participou do 5º Salão Internacional de Artes Plásticas, na Bélgica, com a obra “Bumba Meu Boi”, exposta de forma permanente no Museu de Arte Moderna de Bruxelas.
Abertura – Na abertura, Danilo de Castro deu as boas-vindas aos participantes da exposição “Maranhão Meu Maranhão” e declarou sua admiração à obra de Fransoufer. “Para nós do Ministério Público, é um orgulho ter em nosso espaço de arte um artista tão destacado e que já levou, com seu talento, até para o exterior as belezas do Maranhão”, ressaltou.
Curadora da obra do artista há 22 anos, Silvânia Tamer destacou o estilo e o compromisso do autor com a cultura popular. “Ele coloca em cada tela sua impressão digital, ressaltando uma pincelada firme, com o uso das cores mais vibrantes, inspirando-se sempre nas cenas da infância e do folclore maranhense”.
O promotor de justiça Ednarg Marques refletiu sobre a importância da arte na vida social cada vez mais agitada e a preocupação do Ministério Público do Maranhão em valorizá-la. “Quando a nossa instituição fomenta e estimula eventos como este, cumpre o seu papel de garantir direitos fundamentais, como a cultura. A obra de Fransoufer é como um dos poemas mais belos, que faz bem aos olhos, encanta os ouvidos e acalma a nossa alma”.