Segunda etapa do Campeonato Piauiense de Tênis de Mesa consagra talentos do programa Bolsa Atleta – pi.gov
Aconteceu, no último final de semana, a segunda etapa do Campeonato Piauiense de Tênis de Mesa, parte do Circuito Estadual da modalidade. O evento teve apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi) e foi realizado em Teresina, reunindo 130 atletas federados com idades entre 6 e 70 anos nas categorias masculino e feminino.
Um dos destaques da etapa foi o desempenho de dois atletas contemplados pelo programa Bolsa Atleta, iniciativa do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secepi, que concede bolsas mensais de R$ 1.000,00 a atletas de alto rendimento.
O jovem Israel Junior, por exemplo, conquistou três medalhas de ouro, vencendo todas as categorias em que participou, sendo campeão na categoria absoluto B, considerada a principal do evento, por reunir atletas de todas as idades. Além disso, venceu também no sub-13 e no rating. Israel já havia conquistado recentemente medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, reforçando sua posição como um dos principais nomes da modalidade no estado.
O jovem atleta piauiense Israel Junior, natural de Oeiras entrou para a história do esporte estadual ao se tornar o primeiro mesatenista do Piauí a conquistar uma vaga na seleção brasileira de tênis de mesa. Conquistou, também, vaga para o Sul-Americano da categoria, que será realizado no Equador.
Na categoria adulto feminino, a atleta Maria Grazzyelle, também beneficiária do Bolsa Atleta, enfrentou adversárias de categoria acima da sua e conquistou o ouro na categoria adulto e no rating E, além do bronze na absoluto C, demonstrando técnica de alto nível.
A competição é organizada pela Federação de Tênis de Mesa do Piauí (FTMP) e conta com seis etapas ao longo do ano. Os atletas de melhor desempenho garantem a chance de representar o Piauí em torneios nacionais e até internacionais.
O presidente da FTMP, Jadelson Ribeiro, destacou o apoio da Secepi. “Esse apoio tem sido fundamental. A Federação foi contemplada com o programa SIESPI, o que nos permite planejar a expansão do tênis de mesa no estado. Vamos implementar projetos para capacitação de profissionais, aquisição de materiais e para levar o esporte a mais cidades do interior, que é uma meta tanto da nossa federação quanto do governo e da secretaria dos esportes.”
Josiene Campelo, secretária dos Esportes do Piauí, comentou os avanços do tênis de mesa no estado e destacou a importância de programas como o Bolsa Atleta. “Ver atletas como Israel e Maria Grazzyelle se destacando é a prova de que estamos no caminho certo. O Bolsa Atleta é um compromisso do governo com o esporte de base e de alto rendimento, e os resultados mostram como esse apoio transforma vidas e fortalece o esporte piauiense.”