NOTÍCIAS

Agenda Teresina 2030 reúne comitê para estruturar governança e implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância

Reunião Agenda Teresina 2030 (Foto: Ascom Semplan)

A equipe da Agenda Teresina 2030, responsável por conduzir as políticas públicas e projetos para a primeira infância da capital, reuniu representantes de diversos órgãos da gestão municipal para instituir o Comitê Gestor Intersetorial para Implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância. O comitê fará a governança e a implementação das ações e monitoramento das metas estabelecidas no plano.

“Teresina já tem seu Plano Municipal pela Primeira Infância desde 2022. Ele foi revisto e, a partir de agora, a implementação dos projetos e ações previstos nele, assim como o monitoramento de todas as metas, deverão ser de atribuição do comitê. Esse órgão é formado por representantes de diversas secretarias da administração municipal porque entendemos que a política pública para a primeira infância é transversal e abrange os diversos aspectos da vida da criança”, destaca Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

Durante o encontro, a coordenadora do programa Primeira Infância do SUAS – Criança Feliz da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Políticas Integradas (Semcaspi), Roseane Mascarenhas, foi eleita presidente do comitê. “Estamos muito felizes por estar assumindo uma tarefa de extrema importância para garantir o pleno atendimento das crianças de Teresina”, afirma.

O Comitê Gestor Intersetorial para Implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância será formalizado, através de decreto, e acompanhará, de forma contínua, o desenvolvimento das políticas públicas para o atendimento a crianças de 0 a 6 anos, especialmente a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Políticas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Wall Ferraz (FWF), SDU Norte, SDU Sudeste, SDU Leste, Guarda Municipal (Secretaria Municipal de Segurança Pública), Secretaria Municipal de Finanças (Semf), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e Secretaria Municipal de Educação (Semec).