NOTÍCIAS

CapacitIA conclui masterclasses e entra na reta final da formação prática com servidores – pi.gov

O CapacitIA, programa do Governo do Piauí voltado para a qualificação de servidores públicos para o uso de ferramentas de inteligência artificial no dia a dia da gestão pública, está chegando a sua fase final. Durante a última semana foi concluída a 15ª turma do curso voltado para servidores e, na última quarta (21), foi realizada a 9ª e última Masterclass, encerrando a etapa de sensibilização de gestores públicos

A masterclass reuniu representantes de órgãos do eixo de Infraestrutura: o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi), o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), a Secretaria das Cidades (Secid), a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria dos Transportes (Setrans).

Valdinar Fortes, diretor financeiro do DER, avaliou a experiência como transformadora. “Foi um curso bastante enriquecedor. Conhecemos várias ferramentas novas que eu e os colegas ainda não conhecíamos. A proposta é tornar a prestação de serviço público muito mais rápida e eficaz, utilizando a inteligência artificial para fazer o mesmo serviço em muito menos tempo”, ponderou.

Dionatas Alves, diretor de Energia, Comunicação e Gás Canalizado da Agrespi, ressaltou o impacto das ferramentas no cotidiano institucional. “As diversas possibilidades que observamos aqui certamente vão trazer um ganho de produtividade muito positivo para o nosso trabalho”, acredita.

Já Isadora Edna, assessora técnica da Agrespi, destacou o uso da IA como apoio à regulação. “O curso foi muito importante para a gente entender melhor como podemos usar a inteligência artificial nos órgãos públicos e, especialmente, na Agrespi aproveitar os dados que temos disponíveis para aprimorar o trabalho dentro da nossa atuação regulatória e fiscalizatória”, descreveu.

Joselito Júnior, coordenador de Formação em Inteligência Artificial da SIA, celebrou a finalização dessa fase do programa. “A SIA sente grande orgulho de ter proporcionado essas nove Masterclasses a líderes de diversas áreas da administração pública. São momentos fundamentais de abertura de horizonte para gestores que tomarão decisões estratégicas nos seus órgãos. As formações mostraram, de forma concreta, como a inteligência artificial pode apoiar o servidor público a entregar mais e melhor para a população”, declarou.

Capacitação prática com servidores desenvolve assistentes e estimula autonomia

Na mesma semana, entre os dias 19 e 23 de maio, foi realizada a 15ª turma do curso CapacitIA com servidores da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria dos Esportes (Secepi). A formação teve como foco a aplicação prática de ferramentas de inteligência artificial no cotidiano administrativo e no atendimento à população.

Camila Marques, assessora técnica e coordenadora de Trabalho, Emprego, Renda e Lazer para o Desporto na Seid, foi um dos destaques da turma. Pessoa com deficiência visual, ela relatou a superação de barreiras durante o curso e o desenvolvimento de um projeto inovador. “Foi muito desafiador criar um chatbot, especialmente sendo uma pessoa com deficiência visual. Com ajuda dos instrutores e do próprio ChatGPT, encontrei formas acessíveis de superar barreiras. Fiz achando que não ia dar certo, mas funcionou. Isso me inspirou a continuar tendo ideias e percebi que é possível executar”, alegra-se.

Joaquim Tenório, assessor técnico da Seid, também apresentou um projeto voltado para o público da secretaria. “Criamos um informativo sobre o Passe Livre Intermunicipal e Cultura, áreas fundamentais dentro da secretaria. A experiência foi enriquecedora, ajudando a pensar em como aplicar essas tecnologias na nossa atuação cotidiana”, assegurou.

CapacitIA já capacitou mais de 500 servidores e avança para a última fase

O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí, executada pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e com apoio do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).

O programa é estruturado em três fases: a Masterclass, voltada para gestores; a capacitação prática de 20 horas para servidores estratégicos; e a fase de desenvolvimento de soluções, em que os participantes criam assistentes virtuais, fluxos automatizados e bots para atendimento e apoio institucional. Até agora, o programa já capacitou 193 gestores na primeira fase, 325 servidores na segunda e 41 participantes na terceira, consolidando-se como referência em transformação digital no setor público.