Defesa Civil do Piauí leva experiência de prevenção comunitária à conferência internacional sobre clima nesta terça (13) – pi.gov
A Defesa Civil do Piauí participará, nesta terça-feira (13), da “19th International Conference on Community-Based Adaptation to Climate Change (CBA19)”, que ocorrerá em Recife (PE). O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, será um dos painelistas, proferindo palestra com o tema “A experiência da articulação entre política de proteção e defesa civil com o PCRA para ações de prevenção de riscos nas comunidades”.
“Vamos compartilhar a experiência do Piauí com ações de prevenção junto às comunidades periféricas, principalmente dentro do que nós chamamos de abordagem participativa, de fazer com que a população tenha um engajamento social e compreenda o risco e faça seus próprios mapas de risco. A iniciativa faz parte de um projeto pioneiro chamado Mapeamento Comunitário de Riscos”, afirma Werton Costa.
O evento reunirá centenas de pessoas que buscam coletivamente possibilitar ações climáticas lideradas pela comunidade. A programação segue até o dia 16, com sessões paralelas sob os temas “Ação de adaptação liderada localmente”, “urbano” e “natureza”. Também haverá visitas a projetos e comunidades locais e um fórum que reunirá as mensagens principais de cada tema para identificar ações e ideias para proposição na COP30.
A conferência já foi realizada em diversos países, como Tailândia e Tanzânia. Comunidades de periferias do mundo inteiro trocam experiências, projetos e boas práticas.
A participação do diretor Werton Costa ocorrerá nesta terça (13), às 9h. O objetivo do evento é promover ações climáticas lideradas pela comunidade, com foco nas experiências e conhecimentos locais.
Experiência do Piauí
A Defesa Civil Estadual está desenvolvendo o programa Defesa Civil Prepara, um curso de formação voltado aos líderes comunitários para que possam atuar como parceiros e multiplicadores nas ações preventivas com foco na percepção do risco, gestão e mapeamento. O projeto aborda, junto a comunidades periféricas, temas como percepção de riscos e mudanças climáticas, além de oficinas de primeiros socorros.