Em visita ao Piauí, Ministério da Saúde anuncia habilitação de novo Cerest – pi.gov
O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (16), em reunião com a Secretaria da Saúde (Sesapi), a habilitação de um novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), previsto ainda para 2025, no Território dos Rios Piauí e Itaueira, com sede em Floriano. A equipe foi recebida pelo secretário da Saúde, Antonio Luiz, e pela diretora da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), Tatiana Chaves.
Durante a reunião, o secretário Antonio Luiz afirmou que os recursos para ampliações e reformas no Piauí estão garantidos por meio do Banco Mundial.
“Esta é uma reunião importante para reforçarmos nosso trabalho voltado à Saúde do Trabalhador. Temos recursos do Banco Mundial, que irão viabilizar ampliações e reformas nas Regionais de Saúde do Piauí. Vamos atuar prioritariamente na Vigilância em Saúde e na Saúde do Trabalhador, que é uma parte fundamental desse processo”, destacou o secretário.
A habilitação ainda precisa ser aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e pelo Conselho Estadual de Saúde, mas já representa um avanço significativo para o fortalecimento da rede de atenção à saúde do trabalhador no Estado.
Ao longo da semana, a equipe do Ministério da Saúde visitou os Cerest Entre Rios, em Teresina, e o Regional de Parnaíba. Na próxima etapa, serão visitados os Cerest dos municípios de Picos, Bom Jesus e Uruçuí, com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).
A diretora de Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, informou que, além do novo Cerest previsto para 2025, há perspectiva de implantação de outros dois centros em 2026. “O projeto do Cerest em Floriano já está em processo de licitação, e a obra será realizada em prédio próprio. Além disso, está prevista a habilitação de mais dois Cerest em 2026”, finalizou.