Embaixador de Cuba no Brasil recebe título de cidadania piauiense – pi.gov
Celebrar o povo cubano e a relação de amizade e respeito estabelecida entre o Brasil e Cuba foi o objetivo da homenagem prestada ao embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, nesta quarta-feira (21), pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O secretário de Governo, Ivanovick Feitosa, participou da solenidade representando o governador Rafael Fonteles.
Proposta pelo deputado estadual Francisco Limma (PT), a concessão do título de cidadania piauiense também foi um agradecimento ao desempenho do diplomata cubano para o fortalecimento das relações internacionais entre Brasil e Cuba. “Esse título é uma lição da importante amizade e também uma expressão da vocação para a integração, prática da solidariedade e espírito de colaboração dos dois países. Espero colaborar ainda mais para ampliar os vínculos e as relações bilaterais entre os nossos povos”, declarou Adolfo Castelhanos.
O embaixador destacou a cooperação entre Cuba e o Piauí na área educacional, com foco na redução do analfabetismo, que viabilizou a alfabetização de mais de 500 jovens em 2018. Ele também citou a recente assinatura de memorando entre os dois países para a criação do Programa Cátedra Jorge Amado, com a finalidade de viabilizar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores. E, agora, a realização da Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero (FLID), no Piauí, que conta com a presença de escritores cubanos, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural.
O deputado Limma ressaltou a relação de amizade e respeito com Cuba, tanto na área técnica como cultural, e sobretudo na educação e saúde, com os programas Mais Médicos e Saúde da Família. “A entrega deste título é um reconhecimento ao povo cubano, que tem demonstrado resiliência, principalmente diante dos desafios impostos pelo bloqueio econômico feito pelos Estados Unidos”, definiu.
Através do Programa Mais Médicos, mais de 250 médicos cubanos atuaram profissionalmente em cerca de 150 municípios do Piauí, segundo o deputado.
EMBAIXADOR – Adolfo Curbelo Castellanos é diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Cuba e assumiu oficialmente o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário em maio de 2023. Já representou Cuba em diversos países, entre eles União Soviética, Federação Russa, Jamaica, Panamá, Paraguai e Chile, onde chefiou a missão diplomática cubana.
FLID – O embaixador está em Teresina participando da 3ª edição da Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero (Flid 2025), que será realizada de 21 a 23 de maio, no Theatro 4 de Setembro. O evento busca dar visibilidade a vozes das comunidades afro-brasileira e indígena, mulheres e pessoas LGBTQIAP+. Entre os convidados, estão o escritor e poeta Nelson Simón, presidente da União dos Escritores e Artistas de Cuba, e a poeta Bárbara Hernández, da Universidade de Pinar del Río.