NOTÍCIAS

Fetur 2025 fortalece turismo do Piauí e projeta estado como destino nacional e internacional – pi.gov

A edição 2025 da Feira de Turismo do Piauí (Fetur) encerrou nessa sexta-feira (9) com recorde de público, participação de grandes nomes do trade turístico e uma programação intensa no Centro de Convenções de Teresina. Com mais de 8 mil visitantes durante os dois dias, o evento consolidou-se como o maior do setor no estado e já projeta avanços ainda maiores para 2026.

A Fetur reuniu representantes de diversos segmentos do turismo, como operadores, agentes de viagem, especialistas em hospitalidade, gastronomia, cultura e eventos, além de promover painéis, mesas-redondas e capacitações sobre temas estratégicos como inovação, conectividade, políticas públicas e valorização dos destinos piauienses.

Para o secretário estadual do Turismo, Daniel Oliveira, a Fetur representa um marco importante para o desenvolvimento turístico do Piauí. “A feira é mais do que um encontro do setor: ela é uma plataforma de visibilidade para o nosso estado. Estamos conectando o Piauí ao mercado nacional e internacional, mostrando nosso potencial e criando oportunidades reais de negócios e desenvolvimento sustentável”, destacou.

Uma ação que também chamou a atenção foi o City Tour realizado na sexta-feira (9), que levou turistas aos principais pontos turísticos de Teresina, com o objetivo de fomentar o turismo na capital. A cidade, com suas belezas naturais e culturais, vem ganhando destaque no circuito turístico nacional, e ações como essas ajudam a fortalecer a imagem de Teresina como um destino completo.

O presidente da Fecomércio, Denis Cavalcante, ressaltou o sucesso da Fetur 2025 e os planos para a próxima edição. “Chegamos ao fim do segundo dia da Fetur 2025 com a certeza de que cumprimos nossos principais objetivos que é divulgar o Piauí e seu potencial turístico para o Brasil e para o mundo, além de entender e buscar soluções para os gargalos da operação turística no estado. A edição 2026 será ainda maior e mais impactante”, concluiu.

A realização da Fetur é fruto de uma ampla parceria entre Fecomércio, Sesc e Senac; com co-realização da ABBTUR; patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), do Hotel Serra da Capivara, Centro de Convenções de Teresina, Sebrae, Caixa, Banco do Nordeste e Governo Federal; e apoio da Casa de Santo Antônio, VM Marina Club, Bobz Boutique Resort, Grupo Mero, ITNNET, VM Experience e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Turismo (Semdec).

Além da programação no Centro de Convenções, a feira ampliou sua proposta com experiências práticas de imersão em dois dos principais destinos do estado: o litoral piauiense e a Serra da Capivara.

Famtur leva profissionais do setor para vivência no litoral e na Serra da Capivara

Como parte da programação da Fetur 2025, jornalistas, influenciadores e operadores de turismo de várias partes do país participam de uma Famtur (familiarization tour) com roteiros especiais por dois destinos do estado: o litoral piauiense e a Serra da Capivara. A iniciativa busca mostrar, na prática, as belezas naturais e culturais do estado, através de experiências reais no Polo Costa do Delta e o Berço do Homem Americano.

“Estamos conectando influenciadores, mídias especializadas e operadoras para vivenciarem as maravilhas que temos no Piauí. O litoral e a Serra da Capivara são nossos dois principais atrativos turísticos e, ao promover essas vivências, estamos fortalecendo a imagem do destino e gerando uma divulgação positiva”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Daniel Oliveira.

Nos dias 10 e 11 de maio, no litoral, a programação incluiu passeios náuticos, visitas às dunas da Lagoa do Portinho e ao Delta do Rio Parnaíba, além de um City Tour em Barra Grande, entre outros. Já na Serra da Capivara, os participantes conhecerão o Sítio do Meio, o Museu da Natureza e a famosa Toca do Boqueirão da Pedra Furada, além de explorar a cultura e a história do maior sítio arqueológico da América.

Segundo o presidente da ABBTUR e curador da feira, Alex Albuquerque, a ação tem como objetivo criar conexões emocionais com os destinos.

“Nada substitui a vivência in loco. Quando esses profissionais conhecem nossas belezas naturais, nossa história e nossa cultura, eles se tornam embaixadores espontâneos do Piauí. Isso fortalece nossa imagem e impulsiona a divulgação do estado nos principais canais e mercados do turismo”, afirmou.

“Estes dois destinos, o litoral piauiense e a Serra da Capivara, são fundamentais para consolidarmos o Piauí como um destino turístico completo. Essas experiências práticas vividas pelos profissionais do setor ajudam a criar uma divulgação genuína e poderosa”, completou Daniel Oliveira.