Fundação Wall Ferraz e secretarias municipais se reúnem para discutir o programa ‘Acredita’
Serão ofertados 15 cursos gratuitos (Foto: Ascom FWF)
Nesta sexta-feira (9), representantes da Fundação Wall Ferraz, da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) se reuniram para discutir os próximos passos da implementação do programa federal ‘Acredita’ em Teresina.
O projeto, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, procura beneficiar pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), especialmente aquelas em situação de baixa renda. A principal estratégia do programa será a oferta de cursos profissionalizantes, com foco na capacitação e na inserção produtiva dos beneficiários dos programas sociais do governo.
Serão ofertados 15 cursos gratuitos, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e do mercado de trabalho. Entre os cursos previstos estão:
- Inteligência Artificial para Educadores
- Mecânica de Motos
- Instalação de Placas de Sistemas Fotovoltaicos
- Pedreiro e Pedreiro de Revestimento
- Bombeiro Hidráulico
- Conserto de Celulares
- Canvas e Capcut
- Culinária Saudável com Reaproveitamento de Alimentos
- Instalação e Manutenção de Splits
- Cuidador de Idosos e de Pessoas com Alzheimer
- Cuidados Pós-Hospitalares e Apoio a Pessoas com Autismo
- Corte e Costura
A expectativa é que mais de 3 mil pessoas sejam beneficiadas, com a formação de mais de 100 turmas espalhadas por toda a capital. No entanto, os números exatos ainda podem sofrer ajustes antes da execução definitiva do projeto.
O lançamento oficial do programa acontece no dia 12 de maio, com a assinatura do termo de intenção entre os órgãos envolvidos. A previsão é que as primeiras turmas comecem suas atividades até o mês de agosto deste ano.
Durante a reunião, o presidente da Fundação Wall Ferraz, Kleber Montezuma, destacou a importância da parceria entre os entes públicos e instituições financeiras para garantir a continuidade das ações do programa:
“A Prefeitura de Teresina vai firmar um protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento Social e, através dessa parceria, o Ministério vai destinar recursos para que a Prefeitura, por meio da Fundação Wall Ferraz, organize cursos de qualificação e formação profissional. Pessoas que precisam ter uma profissão poderão aproveitar essa oportunidade para entrar no mercado de trabalho e, até mesmo, o que é mais importante, abrir o seu próprio negócio. Isso será possível por meio da parceria com o Ministério, a Prefeitura e o Banco do Nordeste do Brasil, que estará com as portas abertas para emprestar recursos. Assim, o cidadão faz o curso, abre o próprio negócio, gera sua renda e melhora de vida — e é exatamente isso que nós queremos.”
O ‘Acredita’ representa uma aposta concreta na qualificação profissional como caminho para o empreendedorismo, a autonomia econômica e a melhoria da qualidade de vida de milhares de teresinenses.
O lançamento oficial do programa será no dia 12 de maio, com a assinatura do termo de intenção entre os órgãos envolvidos. A previsão é que as primeiras turmas iniciem suas atividades até o mês de agosto deste ano.
Segundo os organizadores, o ‘Acredita’ representa uma oportunidade concreta de transformação social por meio da qualificação profissional e do fortalecimento da autonomia econômica das famílias em situação de vulnerabilidade.