Ícone do site MARANHÃO DA GENTE

HUT participa da mobilização para redução de sinistros de trânsito

O Maio Amarelo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) (Foto: Ascom FMS)

Foi aberta hoje (07), em Teresina, a campanha de conscientização para a redução de sinistros de trânsito. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) esteve presente na ação realizada na Praça do Liceu onde vários órgãos responsáveis pela segurança no trânsito participaram.

O Maio Amarelo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011/2020. O movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para mostrar a importância da redução da violência no trânsito.

Na abertura da ação a diretora geral do HUT, Aranucha Brito, reforçou a importância das campanhas educativas para a conscientização da população com relação as regras de trânsito. “O HUT é a porta de entrada para as vítimas de trânsito e os números são assustadores. Pedimos a atenção da sociedade para que siga as normas de trânsito como a velocidade permitida em cada via, uso de cinto de segurança e capacete para que possamos ter um trânsito mais seguro e mais vidas salvas”, reforça Aranucha.

A prefeitura de Teresina vem implantando medidas para reduzir os números de acidentes no trânsito como a liberação, também para motos, da faixa exclusiva para ônibus, disse a diretora geral do HUT. “Sentimos o reflexo da nova medida com a redução de 21% no número de pacientes atendidos no HUT vítimas de acidente de motos em 2025 comparado a 2024.Mas é importante a união de todos os setores públicos para que os índices sejam cada vez menores ”reforça Aranucha.

Os dados estatísticos do HUT sobre o perfil dos pacientes atendidos vítimas de acidentes de trânsito são os seguintes:

  • 86% dos acidentes de trânsito são com Moto
  • 76%- precisam de Procedimentos Cirúrgicos
  • 70%- do sexo Masculino
  • 54%- idade entre 21-40 anos.

Taxa de Mortalidade por acidente de Trânsito:

Perfil de Acidentes de Moto por cidade/Abril

Teresina: 519, 68%
Timon: 53, 07%
José de Freitas: 19, 02%
Altos: 18, 02%
União: 07, 01%

Teresina: 378, 68%
Timon: 30, 05%
José de Freitas: 15, 03%
União: 13, 02%
Altos: 10, 02%

Sair da versão mobile