NOTÍCIAS

HUT realiza blitz educativa sobre controle de infecção

As mãos são a principal via de transmissão durante a assistência à saúde (Foto: Ascom FMS)

O Serviço de Controle de Infecção (SCIH) Hospitalar do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou hoje (15) uma blitz educativa nas dependências do hospital alertando sobre os riscos de infecção e chamando atenção para a importância de lavar as mãos como prevenção. O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares é comemorado no dia 15 de maio, e o Dia Mundial de Higienização das Mãos foi 5 de maio.

Durante a blitz, profissionais da enfermagem abordaram acompanhantes, pacientes e colaboradores falando da importância da higienização das mãos. Também foi feito teste de lavagem com água e sabão e também com álcool.

A ação realizada tem como objetivo chamar atenção para ações de prevenção à infecção e orientar a forma correta de higienização, explica Herion Alves, enfermeiro chefe do SCIH. As instituições que prestam cuidados de saúde são um das maiores fontes de geração e transmissão de bactérias multirresistentes. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles a vulnerabilidade dos pacientes e as falhas na adesão às medidas de prevenção, esclarece Suelen Silva, diretora de enfermagem do HUT.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar tem, entre suas responsabilidades, a implantação de ações de biossegurança com normas e procedimentos seguros e adequados para a manutenção da saúde dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes evitando a transmissão de germes.

As mãos são a principal via de transmissão durante a assistência à saúde. Isto porque as mãos são o instrumento mais utilizado no cuidado aos pacientes e a sua higienização é a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação dos germes. A forma preferencial de higienizar as mãos é com água e sabão ou com uso de álcool gel.