Instituto de Saneamento Básico do Piauí reforça compromisso com a educação ambiental durante Semana da Compostagem – pi.gov
Durante a Semana da Compostagem Brasil 2025, entre os dias 4 a 10 de maio, o Instituto de Saneamento Básico do Piauí (ISBPI) reforça seu compromisso com a educação ambiental através de suas redes sociais. Mesmo sem vínculo formal com a Associação Brasileira de Compostagem, promotora do evento, o ISBPI apoiou a iniciativa lançando um vídeo educativo sobre como montar uma composteira caseira. A ação integra também as iniciativas promovidas pelo Instituto no projeto “Diálogos pelo Piauí”, através do qual o ISBPI leva práticas sustentáveis a diferentes municípios piauienses.
A compostagem doméstica é uma solução eficaz para reduzir o volume de resíduos orgânicos, que representam cerca de 50% do lixo doméstico. Ao transformar restos de alimentos em adubo natural, a prática contribui para a diminuição da quantidade de resíduos que seriam enviados aos aterros sanitários, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa e promove a saúde do solo.
A gestão de resíduos sólidos no Piauí ainda enfrenta desafios, tornando crucial a adoção de hábitos cotidianos sustentáveis e ecologicamente corretos. Em 2019, apenas 69,2% da população do estado tinha acesso à coleta regular de resíduos urbanos. A compostagem doméstica, por exemplo, pode reduzir a pressão sobre os sistemas de coleta e destinação, além de fomentar a conscientização ambiental.
“A compostagem é uma prática simples, mas com um impacto profundo, ao ensinar as pessoas a transformar seus resíduos orgânicos em adubo, estamos promovendo uma mudança de comportamento que beneficia tanto o meio ambiente quanto a economia local, por exemplo. Iniciativas como essa reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”, explica a diretora de Sustentabilidade do ISBPI, Juliana Marinho.
O ISBPI continuará promovendo oficinas e atividades de sensibilização nos municípios piauienses ao longo do ano através do “Diálogos pelo Piauí”. A meta é ampliar o alcance da educação ambiental e fortalecer o papel das comunidades na construção de um estado mais limpo e sustentável.
Clique aqui para assistir o vídeo completo com o passo a passo para montar sua própria composteira que está disponível nas redes sociais do ISBPI.