NOTÍCIAS

Investe Piauí apoia projeto de REDD+ Jurisdicional para fortalecer combate ao desmatamento – pi.gov

Com o objetivo de fortalecer os programas de diminuição das emissões de gases de efeito estufa do governo do Estado, a Investe Piauí está apoiando a construção do programa REDD+ Jurisdicional (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). Nessa quarta-feira (14), a sede do Hub Investe Piauí recebeu representantes da Mercuria, empresa que lidera esse tipo de ação em parceria com outras organizações privadas. Na oportunidade, foram alinhados os encaminhamentos para dar início formal ao programa nos próximos meses.

O REDD+ Jurisdicional combate o desmatamento e a degradação florestal em estados ou países inteiros. Nesse modelo, o governo estabelece metas de redução de emissões para toda a jurisdição, implementa políticas de conservação e desenvolvimento sustentável e monitora os resultados. As reduções de emissões são, então, convertidas em créditos de carbono, que podem ser comercializados no mercado voluntário internacional.

De acordo com Celso Fiori, diretor da Mercuria no Brasil, os recursos obtidos são reinvestidos em ações de conservação e no apoio a comunidades locais, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável. “O retorno financeiro desses créditos será investido em ações que promovam ainda mais a redução. O programa beneficia diretamente quem está na ponta, como comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, agricultores familiares e grandes produtores”, explica Fiori.

Além de apoiar a estruturação técnica do programa, a Investe Piauí, por meio da Vice-Presidência de Desenvolvimento Econômico Rural Sustentável (VPDERS), atua como facilitadora institucional, garantindo o alinhamento com a política de desenvolvimento sustentável do Estado. “Nosso objetivo é que, em pouco tempo, iniciemos oficialmente o programa para gerar os resultados que o estado e a população precisam, promovendo desenvolvimento com preservação e inclusão”, acrescenta o diretor.

O projeto também prevê investimentos privados iniciais para viabilizar as etapas de planejamento e certificação, antes mesmo da geração dos créditos. Para o vice-presidente da VPDERS, Ícaro Carvalho, a Investe Piauí desempenha um papel essencial no apoio ao REDD+ Jurisdicional, considerado prioritário pelo governo estadual. O programa envolve o governo na coordenação de políticas públicas, monitoramento e distribuição de benefícios.

“Busca-se remunerar essas ações por meio da geração de créditos de carbono, que serão reinvestidos em novas medidas para acelerar o programa. A Investe Piauí contribui com suporte regulatório, legal e institucional, articulando com outros órgãos para mobilizar consultas públicas, estruturar políticas de repartição de benefícios e implementar salvaguardas socioambientais. Uma atuação estratégica para consolidar um programa sólido e eficaz, alinhado às metas ambientais do estado e às oportunidades globais, como a COP30”, destaca Ícaro.