Membros do Comitê da Primeira Infância se reúnem para estruturar implementação de governança do PMPI
Membros do Comitê da Primeira Infância se reúnem para estruturar implementação de governança do PMPI (Foto: PMT/Agenda 2030)
O monitoramento das metas e diretrizes do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) de Teresina foi pauta da reunião do Comitê Gestor e do Comitê Técnico da Primeira Infância, nesta terça-feira (27), sob a liderança da Agenda Teresina 2030, órgão da Prefeitura que é ponto focal para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos e do relacionamento com instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos e ações no município.
A reunião contou com a participação de diversos órgãos que compõem o comitê: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Comunicação; Superintendências de Desenvolvimento Urbano Centro, Norte, Sul e Sudeste; Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Políticas Integradas; Secretaria Municipal de Educação; Fundação Municipal de Saúde; e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com a coordenação da Agenda Teresina 2030, o encontro teve o objetivo de discutir a governança e o monitoramento das metas de curto, médio e longo prazos. “O Plano Municipal da Primeira Infância tem vigência até 2032. Estamos, neste momento, estabelecendo as prioridades nos eixos Criança com Saúde, Educação Infantil de Qualidade, Assistência Social, Enfrentamento às Violências, A Criança e a Cultura e Política para Mulheres e Atenção às crianças (0-6 anos).
“Teresina tem, tradicionalmente, uma preocupação no desenvolvimento de políticas públicas de atendimento às necessidades das crianças em idade de primeira infância. Esse plano é fruto do trabalho integrado e o seu monitoramento e governança também serão. A Agenda Teresina 2030 vem liderando essa iniciativa e tem conseguido a adesão das secretarias para que essas metas possam ser alcançadas”, destacou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
Teresina foi o primeiro município piauiense a desenvolver o Plano Municipal para a Primeira Infância e tem ações integradas para a promoção da saúde, educação e assistência social. A Agenda Teresina 2030 é o órgão, dentro da prefeitura, que faz o trabalho de engajamento, articulação e desenvolvimento de ações com os órgãos da prefeitura e instituições nacionais e internacionais, a exemplo da Urban95 e da Fundação Van Leer.