Mutirão da Trabalhadora Rural finaliza com mais de 1,3 mil atendimentos em Domingos Mourão – pi.gov
O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, que encerrou neste sábado (10), realizou mais de 1,3 mil atendimentos em Domingos Mourão. A ação, iniciada na quinta-feira (8), ofertou diversos serviços promovidos pelo Governo do Piauí.
A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, no Piauí, foi executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).
A diretora de Mobilização e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, destacou que cerca de mil pessoas foram beneficiadas com os atendimentos no município.
“O mutirão aqui em Domingos Mourão foi um sucesso. Estamos saindo muito satisfeitos, não só por termos alcançado nossas metas, mas por tê-las superado. Foram mais de 1.300 atendimentos e isso é muito importante, porque viemos para prestar serviços e estamos saindo com a população satisfeita”, ressaltou.
Além da emissão de documentos, o mutirão também ofereceu serviços de saúde e beleza. Uma das beneficiadas foi a agricultora Erineuda Oliveira, que realizou uma mamografia na carreta disponibilizada pela Secretaria da Saúde (Sesapi) e emitiu a carteirinha do autista pela Secretaria pela Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) para o sobrinho.
“Fui muito bem atendida, está tudo muito bem organizado. Solicitei a carteirinha do autismo para o Abraão, para que, quando a gente procurar atendimento, ele tenha prioridade, e também fiz a mamografia. Eu recomendo a todas que aproveitem”, relatou.
Entre os serviços disponíveis, houve a emissão da nova carteira de identidade, realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), e uma série de atendimentos pela Defensoria Pública, como alteração e retificação de registros civis, acordos de união estável e divórcio, reconhecimento de paternidade e maternidade, suprimento de registro de óbito, acordos de alimentos, entre outros.
O projeto Cidadania Ativa, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), levou serviços de beleza como penteados, cortes de cabelo e limpeza de pele. Já a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) e a Coordenadoria da Juventude (Cojuv) promoveram palestras sobre saúde mental e o combate à violência contra a mulher. A Secretaria Municipal de Agricultura também participou, oferecendo orientações de assistência técnica e realizando a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).
Impacto no município
A prefeita Nelda Gomes destacou que a atividade possibilitou levar ao município diversos serviços que antes eram de difícil acesso para a população.
“Estamos muito satisfeitas com os atendimentos. Para nós, é a certeza de que muitas demandas foram resolvidas — algumas há muito tempo aguardadas. Destaco também o nível de compromisso dos profissionais que vieram e a sintonia entre as secretarias envolvidas”, afirmou.
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Francisco Limma, também participou do encerramento das atividades.
“Parabenizamos os governos federal e estadual, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, por esse grande evento, que ajudou a resolver diversas demandas da população e trouxe bons resultados para o município”, declarou.