Pacto pelas Crianças do Piauí e Sesapi avançam para aquisição de nova Carretinha da Saúde – pi.gov
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) sediou, nesta quinta-feira (15) em Teresina, reunião que representou um marco no fortalecimento das ações de atenção primária direcionadas à primeira infância no estado. O encontro teve como pauta central a aquisição de uma nova unidade móvel da Carretinha da Saúde, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Merlong Solano.
A expectativa é que o Piauí passe a contar com quatro carretinhas em funcionamento, como parte das ações táticas emergenciais do Pacto pelas Crianças do Piauí. As carretinhas da saúde são unidades móveis equipadas para ofertar, diretamente nas comunidades, serviços especializados em oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia, voltados ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos — faixa etária prioritária do Pacto.
Segundo o secretário de Saúde, Antônio Luís, a iniciativa reforça a integração entre as políticas públicas de saúde e o compromisso com o futuro das novas gerações. “A primeira infância é o momento mais decisivo para o desenvolvimento de uma pessoa. Com essa parceria, conseguimos chegar a mais crianças com atendimentos especializados que muitas vezes não estão disponíveis na ponta”, afirmou.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, comemorou o reforço na estrutura das ações itinerantes. “A carretinha é uma estratégia eficaz, que leva dignidade, saúde e cuidado direto onde as crianças estão. É com esse tipo de ação concreta que avançamos na promoção do bem-estar e no fortalecimento da primeira infância”, destacou.
O deputado federal Merlong Solano, responsável pela destinação da emenda parlamentar, ressaltou seu compromisso com a infância e a parceria com o Governo do Estado: “Fico muito feliz em contribuir com uma iniciativa tão importante. O investimento em saúde e cuidado com as nossas crianças é uma das melhores formas de construir um Piauí mais justo, com oportunidades para todos desde os primeiros anos de vida”, disse.
A nova unidade móvel será integrada às demais frentes de atuação do Pacto, que articula as áreas da saúde, educação e assistência social para garantir os direitos e o pleno desenvolvimento das crianças piauienses.
O encontro reuniu o secretário de Saúde, Antônio Luís; a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles; o deputado federal Merlong Solano; o superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campelo; a superintendente de Atenção Primária e Municípios, Leila Santos; e a integrante do comitê gestor do Pacto, Adriana Lélis.