Salão do Livro de José de Freitas reforça compromisso com a educação e homenageia o escritor Manoel Paulo Nunes – pi.gov
A partir desta quarta-feira (14), acontece o 5ª Salão do Livro de José de Freitas (SALIJO), que reúne exposições de livros, oficinas literárias, apresentações musicais e palestras. Com o tema Centenário de Manoel Paulo Nunes – Literatura, História e Educação em Diálogos, o evento acontece na Unidade Escolar Antônio Freitas até sexta-feira (16).
O grande homenageado desta edição é o professor, escritor e advogado Manoel Paulo Nunes, que completaria 100 anos em 2025. Reconhecido por sua contribuição à educação, Manoel Paulo Nunes deixou um legado importante na formação de gerações e na valorização da cultura, sendo também membro da Academia Piauiense de Letras e ex-secretário estadual de Cultura.
O SALIJO, que já é um momento tradicional no município, tem como objetivo facilitar o acesso à leitura e estimular a busca pelo conhecimento entre a população, especialmente os mais jovens. Além disso, é uma forma de despertar possíveis novos escritores.
Para o coordenador da Juventude do Estado do Piauí, Everton Calisto, a realização do SALIJO representa mais do que um evento cultural, é uma estratégia concreta de valorização da juventude piauiense. “Promover o acesso ao livro e à leitura é um investimento direto na formação cidadã dos nossos jovens. Iniciativas como esta são fundamentais para garantir um futuro com mais oportunidades e consciência crítica para a nova geração”, destacou.
Quanto à programação, serão disponibilizados expositores para os livros nas salas da escola. Também serão montados palcos para as atividades com autores, além de cadeiras para o público em outros espaços coletivos. O SALIJO contará ainda com a presença do premiado escritor de literatura policial Raphael Montes, conhecido pelas obras “Dias Perfeitos” e “Bom Dia, Verônica”, que participará do evento no dia 16.
Além disso, serão distribuídos 3 mil cheque-livros, cada um no valor de R$ 20, como forma de incentivar a leitura entre o público presente por meio da aquisição de publicações.
Segundo Marcelo Costa, representante da empresa realizadora da ação, a Task Comunicação, o SALIJO é uma iniciativa que fortalece a cultura piauiense e promove o engajamento da comunidade com a literatura. “É gratificante ver o entusiasmo das crianças e jovens ao participarem das atividades. O SALIJO vai além dos livros, ele inspira, conecta e transforma”, destacou.
O 5ª edição do Salão do Livro de José de Freitas (SALIJO) é uma realização da Task Comunicação, e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria da Juventude (Cojuv).