Ícone do site MARANHÃO DA GENTE

SAMU de Teresina recebe Selo Diamante por excelência no atendimento ao AVC

SAMU de Teresina recebe Selo Diamante por excelência no atendimento ao AVC (Foto: Ascom FMS)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu a certificação com o Selo Diamante da iniciativa Angels Awards, reconhecimento que representa o mais alto nível de excelência no atendimento aos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Como forma de destacar a conquista, uma equipe da organização responsável pela premiação virá a Teresina para realizar a entrega oficial do selo pessoalmente.

A iniciativa Angels é um programa global criado com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) em hospitais ao redor do mundo. Ela é apoiada por instituições como a European Stroke Organisation (ESO), a World Stroke Organization (WSO) e tem parceria com empresas da área da saúde, como a Boehringer Ingelheim, uma das idealizadoras do projeto.

Segundo a diretora geral do SAMU, Adélia Dalva, a certificação destaca o desempenho exemplar da instituição na resposta rápida, na qualidade da assistência prestada e nos resultados alcançados no cuidado aos pacientes com AVC. “Esse reconhecimento reforça o compromisso do SAMU Teresina com a melhoria contínua e com a oferta de um serviço de saúde de qualidade à população”, afirmou.

Em casos de AVC a recomendação é acionar o SAMU

É fundamental que a população saiba identificar os sinais de um AVC. Os principais sintomas incluem: Fraqueza ou dormência em um lado do corpo, especialmente no rosto, braço ou perna; Dificuldade para falar ou entender a fala; Alterações na visão em um ou ambos os olhos; Perda repentina de equilíbrio, tontura ou dificuldade para caminhar; e dor de cabeça súbita e intensa, sem causa aparente.

A diretora explica que, ao perceber qualquer um desses sintomas, a recomendação é ligar imediatamente para o SAMU 192. “Isso porque as equipes de ambulâncias são treinadas para atender esses casos e vão encaminhar o paciente aos hospitais corretos e de referência: Hospital Getúlio Vargas (HGV) ou Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Esses locais não são porta aberta, ou seja, a população não pode se dirigir diretamente a esses hospitais”.

O tempo é um fator decisivo no tratamento do AVC. A chamada “janela de tratamento” é o período crítico entre o início dos sintomas e o início da intervenção médica. Para casos de AVC isquêmico, o ideal é que os medicamentos trombolíticos sejam administrados em até 4,5 horas após o aparecimento dos primeiros sinais. “Por isso, é fundamental agir rápido. Quanto antes o paciente for atendido, menores os riscos de sequelas”, conclui Adélia.

Sair da versão mobile