NOTÍCIAS

Secepi participa de Seminário Internacional sobre Inteligência Desportiva e Políticas Públicas para o Esporte – pi.gov

A Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi) marcou presença no VI Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE), realizado nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2025, em Curitiba-PR. O evento reuniu representantes de secretarias estaduais e municipais de esportes de todo o Brasil, além de diversas entidades esportivas.

O principal tema da programação foi a apresentação do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Esportivos (SNIIE), previsto na Lei Geral do Esporte (nº 14.597/2023), que determina que todas as secretarias estaduais de esportes devem implantar e alimentar esse sistema com dados atualizados sobre suas políticas, estruturas e práticas esportivas.

A Secepi foi representada pelo professor Jailton Araújo, que apontou como objetivo do seminário a discussão das implicações da criação do SNIIE no modo de fazer políticas para o esporte. “E, para auxiliar os gestores nessa tarefa, a equipe da Universidade Federal do Paraná apresentou o GEEM (Gestão do Esporte nos Estados e Municípios), um instrumento de pesquisa que mapeia a realidade esportiva do local e recolhe dados para contribuir para políticas mais eficientes e embasadas”, disse.

Durante o encontro, Elvis Arruda, coordenador regional nordeste do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE/UFPR), destacou o GEEM como forma de impulsionar o desenvolvimento do esporte. “Essas políticas públicas precisam ser baseadas em dados consolidados, e esse instrumento surge como uma ferramenta essencial para facilitar essa coleta e análise e uso de informações”, afirmou.

Segundo a universidade, estados como Paraná, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso, Sergipe, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Roraima e Alagoas já aderiram ou estão em negociação avançada para formalizar parcerias com o projeto.

O seminário foi promovido pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com patrocínio de instituições como SENEPAR, CNPq, ITAIPU, Ministério do Esporte, Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outras.