NOTÍCIAS

Semplan inicia oficinas para elaboração do Plano Plurianual com metas até 2029

Foto: ASCOM SEMPLAN

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico, Orçamentário e Gestão (Seplag), deu início, nesta quarta-feira (21), às oficinas de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, documento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração municipal para os próximos quatro anos.

Daniel Pereira, secretário da Seplag, na abertura das oficinas para elaboração do PPA (Foto: Ascom Semplan)

Entre as ações previstas no novo PPA estão obras estruturantes planejadas para a gestão do prefeito Silvio Mendes, que devem impactar diretamente o desenvolvimento urbano e social da capital.

“Todo orçamento municipal é guiado pelo PPA. Um plano bem elaborado permite maior eficiência na aplicação dos recursos públicos e garante que as ações do governo estejam alinhadas às reais necessidades da população”, destacou Daniel Pereira, secretário executivo da Seplag.

A primeira oficina contou com a participação de servidores da Vice-Prefeitura, Fundação Wall Ferraz, Fundação Monsenhor Chaves, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Ao todo, serão realizadas sete oficinas, que se estendem até o mês de junho e devem envolver todos os órgãos e entidades da administração municipal.

Eder Fabeni coordenador de Emendas e Orçamento da Seplag conduz oficina sobre a elaboração do PPA (Foto: Ascom Semplan)

“Este é um momento importante para colocarmos em prática o Plano de Governo da nova gestão. Estamos redesenhando a estrutura do PPA, tornando-o mais moderno, objetivo, enxuto e com metas mais claras e mensuráveis”, explicou Eder Fabeni, coordenador de Emendas e Orçamento da Seplag.

Durante as oficinas, os servidores públicos recebem orientações sobre como elaborar programas estratégicos voltados às suas áreas específicas, contribuindo para a consolidação de políticas públicas mais eficazes. A previsão é que o documento final seja encaminhado à Câmara Municipal até setembro.

Equipe da Seplag participa das oficinas de capacitação promovidas pela Semplan (Foto: Ascom Semplan)