NOTÍCIAS

Sesapi entrega certificados de avaliação de alta conformidade para hospitais com leitos de UTI e diálise. – pi.gov

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), realizou, nesta sexta-feira (23), o Seminário Estadual Prevenir e Cuidar: Um Olhar para as Práticas de Segurança do Paciente, Prevenção e Controle de IRAS e Saúde do Trabalhador. O evento foi alusivo ao Dia Nacional de Segurança do Paciente, comemorado em abril, cujo tema escolhido pelo Ministério da Saúde para 2025 foi “Mais Acesso e Cuidado Integrado”.

Com isso, o Estado tem promovido, ao longo dos anos, ações e eventos comemorativos como forma de incentivar as melhores práticas no cuidado à saúde, além de acolher, trocar saberes e reconhecer o compromisso de gestores e técnicos dedicados à saúde de pacientes e trabalhadores no Piauí.

O seminário contou com a presença do secretário da Saúde, Antonio Luiz, e reuniu profissionais da saúde, gestores estaduais, secretários municipais de saúde e referências técnicas em saúde do trabalhador, com o objetivo de promover a troca de experiências e fortalecer as práticas de segurança do paciente e saúde do trabalhador no estado.

A programação incluiu palestras ministradas por técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além de duas palestras transmitidas on-line: uma conduzida por representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outra por representante do Instituto Brasileiro para Desenvolvimento da Psicologia Aplicada e Ciências Afins, também membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente.

O ponto alto do seminário foi a apresentação dos resultados da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente (ANPSP) referentes ao ano de 2024, com a entrega de certificados aos serviços de saúde, incluindo hospitais com leitos de UTI e serviços de hemodiálise que participaram da avaliação.

Iniciada em 2016 para hospitais com leitos de UTI e, em 2022, estendida aos serviços de diálise, a ANPSP alcançou em 2024 a marca de 100% de adesão no Piauí – pelo sétimo ano consecutivo entre os hospitais com UTI e pelo segundo ano entre os serviços de diálise. A avaliação é promovida anualmente pela Anvisa, em parceria com a Divisa, e seus resultados compõem um dos indicadores dos Pilares do Desenvolvimento Humano (PDH).

“Sentimos grande orgulho pelos avanços obtidos na área de Segurança do Paciente na assistência à saúde. Reconhecemos que ainda enfrentamos entraves e desafios diários para a inserção de práticas mais seguras nos serviços de saúde, mas os primeiros passos foram dados e é necessário mantermos a persistência em prol do fortalecimento da Cultura de Segurança”, destacou a superintendente de Atenção aos Municípios da SESAPI, Leila Santos.

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente integra o Plano Integrado para Gestão Sanitária da Segurança do Paciente (2021 a 2025), que visa garantir a implementação de boas práticas de segurança em hospitais e serviços de saúde em todo o Brasil.

O processo avaliou 25 hospitais do Piauí (públicos e privados) que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destacaram-se, com classificação de alta conformidade, 17 serviços hospitalares, entre eles os públicos: Hospital Getúlio Vargas (HGV), Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde (HPM), Hospital Regional de Piripiri Chagas Rodrigues e Hospital Estadual de Parnaíba Dirceu Arcoverde (HEDA).

Em relação aos serviços de diálise (públicos e privados), participaram 13 unidades. Entre elas, o Hospital Getúlio Vargas se destacou pela Clínica Nefrológica, que obteve a pontuação máxima de 100% de conformidade, refletindo o excelente trabalho realizado no cuidado aos pacientes em tratamento renal.

“Essa atividade só é possível graças à participação e ao empenho efetivo de todos os serviços de saúde que, ao aderirem à avaliação, demonstram seu compromisso e competência na prestação de uma assistência segura e de qualidade, sempre em busca da melhoria contínua. Parabenizamos a todos que fazem parte dessa construção ao longo dos anos de realização das avaliações. Sem essa parceria, não seria possível realizar essas ações”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.