NOTÍCIAS

CAPS de Teresina realizaram mais de 69 mil atendimentos no primeiro semestre

CAPS de Teresina realizaram mais de 69 mil atendimentos (Foto: Ascom FMS)

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), são um dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial. E Teresina dispõe de sete CAPS, sendo eles: CAPS II Sul, CAPS II Norte, CAPS II Leste, CAPS II Sudeste, CAPS AD, CAPS III, CAPS infanto juvenil. No primeiro semestre, os CAPS de Teresina realizaram ao todo 69.678 atendimentos de janeiro a junho de 2025. Foram 30.315 atendimentos individuais, 20.605 atendimentos familiares, 15.598 atendimentos em grupo, 419 matriciamentos de Equipes de Atenção Básica, 1.630 atendimentos psicológicos, 918 atendimentos psiquiátricos e 193 atendimentos com assistentes sociais.

“Os Centros de Atenção Psicossocial são referência no cuidado das pessoas com intenso sofrimento psíquico. É um dispositivo de atenção em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que busca diminuir e evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo”, explica Sayonara Lima, da coordenação de Saúde Mental da FMS. Ela completa ainda que o objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento psicossocial dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania e da reinserção social.

Os CAPS II acolhem homens e mulheres maiores de 18 anos, o CAPS infantil acolhe o público infanto juvenil. O atendimento é voltado para o público com intenso sofrimento psíquico, que estejam em situações de sofrimento que inviabilizam a realização de seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde.

O horário de funcionamento dos CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).