O Piauí ganhou uma nova unidade móvel equipada para realizar castrações de cães e gatos com o lançamento oficial do Castramóvel Sarapatinhas, ocorrido neste sábado (5), no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. O projeto conta com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios (CDTER), tendo como idealizadora a protetora de animais Thananda Sarapatinhas.
Na ação de lançamento, foram disponibilizados diversos serviços gratuitos, como triagem para castração, avaliação animal e aplicação de vacinas.
Fernanda Damasceno é uma das tutoras que teve seu animal de estimação atendido pelo castramóvel e destaca a importância dos serviços. “Estou achando essa ação ótima, porque há muito tempo eu queria ter a oportunidade de castrar e não conseguia, já que não é uma coisa barata, ainda mais porque o Chico, meu cachorro, tem uma condição específica que torna a castração ainda mais cara”, pontua.
Segundo o coordenador da CDTER, Gustavo de Carvalho, o objetivo é disponibilizar esses atendimentos em todas as zonas da capital e, em seguida, para outros municípios piauienses. “Acolhemos esse projeto com a missão de levar também para outros territórios do Piauí, após realizarmos ações por Teresina. A cada mês, ocorrerá em uma região, com a proposta de tornar esses serviços acessíveis para quem mais precisa”, ressalta o gestor.
Thanandra Sarapatinhas compartilha o sentimento de ver o castramóvel em funcionamento após anos de luta. “Estou imensamente feliz com a realização desse sonho de ver o castramóvel funcionando. Por vezes, pensei em desistir. Desde criança, faço um trabalho de resgate, proteção, cuidado e acolhimento aos animais de rua, então sei exatamente a importância da castração para evitar que mais animais vivam abandonados. Além disso, a castração também ajuda a prevenir doenças nos animais. Por isso, só tenho a agradecer pela parceria e espero que esse projeto cresça, para possamos atender ainda mais bichinhos”, relata a protetora de animais, que financiou a estrutura do castramóvel e o apelidou carinhosamente de “CastraPatinhas”.
Os recursos que estão sendo aplicados para o funcionamento do castramóvel também são oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Rubens Vieira, assegurando um suporte para que as ações sejam estendidas pelos próximos meses.
Os atendimentos do castramóvel contam com o trabalho de profissionais qualificados na área, tendo como responsável técnico o prof. Dr. Gerson Tavares, coordenador do curso de Graduação em Medicina Veterinária da Uninassau.
Seleção para atendimento no castramóvel
Assim como na ação de lançamento, nas próximas edições do castramóvel os tutores interessados no serviço de castração para seus animais precisam realizar um pré-cadastro no site do projeto: https://contatosarapatinha.wixsite.com/my-site.
A prioridade de atendimento será para os tutores que possuem baixa renda, cujos animais tenham um peso de até 20 kg e com limite de 7 anos de idade.