Escolas do interior se destacam no Prêmio Estadual de Educação Fiscal – pi.gov
A solenidade de premiação para entrega do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025 reuniu, na tarde desta quarta-feira (2), no auditório da OAB-PI, autoridades, professores e estudantes da rede pública estadual para celebrar os projetos e redações que mais se destacaram na promoção da cidadania fiscal no Estado.
O Ceti (Centro Estadual de Tempo Integral) Mário Raulino, em Altos, conquistou o 1º lugar na categoria Escolas/Projetos. A escola foi destaque no ano passado, ganhando o 2º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A aluna Maria Eduarda Ferreira, do Ceti Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte), em Teresina, conquistou o 1º lugar na categoria Alunos/Redações.
“A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a educação fiscal como política pública de cidadania, alcançando estudantes e professores da rede pública em todas as regiões do Piauí. Parabéns a todos os vencedores, inclusive aqueles que, mesmo não tendo sido classificados, disputaram o prêmio”, afirma o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, a premiação é um incentivo ao fortalecimento da cidadania e da consciência fiscal dos estudantes e está alinhada à missão do governo de promover educação de forma integral.
“Ao compreenderem a importância dos tributos e o papel que eles desempenham no financiamento de políticas públicas, os alunos passam a valorizar ainda mais o investimento que está sendo feito em sua formação. É graças aos impostos pagos pela sociedade, inclusive pelos pais desses jovens, que conseguimos ampliar os investimentos em uma educação pública de qualidade, integral e transformadora,” destaca o secretário de Educação.
As três escolas públicas estaduais que conquistaram os primeiros lugares na categoria Escolas/Projetos são Centros de Educação de Tempo Integral (CETI), localizados nos municípios de Parnaíba, São Pedro do Piauí e Altos, sendo a seguinte ordem de colocação:
Confira os três primeiros lugares na categoria escolas/projetos:
1º lugar: Ceti Mário Raulino (18ª GRE /Altos)
Vozes que ecoam: educação fiscal para um novo amanhã.
2º lugar: Ceti Liceu Parnaibano (1ª GRE /Parnaíba)
Jovens pelo patrimônio/patrimônio em foco: um compromisso da juventude.
3º lugar: Ceti Escola Família Agrícola (6ª GRE /São Pedro do Piauí)
Projeto sementes do saber: o papel do agricultor no desenvolvimento local e fortalecimento da economia através das quebradeiras de coco babaçu de São Pedro do Piauí.
Esses vencedores receberam computadores e smartphones, além de reconhecimento público por suas práticas transformadoras no ambiente escolar.
Já na categoria Alunos/Redações, 14 estudantes alcançaram a nota máxima (1000) e foram premiados, junto com seus professores-orientadores, com smartphones. Os textos abordaram o tema: “Educação Fiscal: uma questão de cidadania”, com foco na função social dos tributos e no controle social do uso dos recursos públicos.
O 1º lugar foi conquistado pela aluna Maria Eduarda Macêdo Ferreira, do CETI Prefeito João Mendes Olímpio de Melo-Premen Norte, em Teresina. Conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente, as alunas Stefany Victória Soares Batista (do CETI João Ferry, em Agricolândia) e Eloane de Sousa Carvalho (do CETI Cipriano Vieira de Sá, em Pajeú do Piauí. Todas as alunas cursam a 3 série
Premiação
Escolas/Projetos
• 1º lugar: 1 computador + 3 smartphones + 3 smartphones (sorteio entre alunos)
• 2º lugar: 1 computador + 2 smartphones + 2 smartphones (sorteio entre alunos)
• 3º lugar: 1 computador + 1 smartphone + 1 smartphone (sorteio entre alunos)
• 4º ao 11º lugar: Menção honrosa
Alunos/Redações
• 1 smartphone para cada aluno premiado
• 1 smartphone para cada professor-orientador