NOTÍCIAS

Observatório Mulher Teresina participa de audiência pública federal e reforça articulação nacional na produção de dados sobre as vivências das mulheres

Observatório Mulher Teresina participa de audiência pública federal (Foto: Ascom SMPM)

O Observatório Mulher Teresina (OMT), vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), marcou presença em uma audiência pública federal. A iniciativa parte do reconhecimento de que a articulação entre observatórios — já existentes ou em fase de implementação — é essencial para fortalecer a produção e o uso de informações, respeitando as especificidades regionais e promovendo uma abordagem cooperativa e sistêmica no enfrentamento das desigualdades de gênero. A participação também fez parte do Encontro Nacional da Rede de Observatórios da Mulher.

O evento contou com o lançamento do Protocolo de criação de Observatórios da Mulher contra a Violência, produção conjunta entre o Observatório Mulher Teresina e o Observatório da Mulher contra a Violência, e a construção de uma Rede Nacional de Observatórios da Mulher, voltada à integração de esforços, qualificação de metodologias e ampliação da produção de evidências. O objetivo é subsidiar políticas públicas mais eficazes, coordenadas e comprometidas com a garantia dos direitos das mulheres em todo o país.

Criado em 2019, o Observatório Mulher Teresina surgiu como um projeto-piloto de observatórios em nível microrregional, fruto de uma parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal. Desde então, o OMT vem atuando na produção de dados e evidências que fortalecem as estratégias de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres na capital piauiense.

Observatório Mulher Teresina participa de audiência pública federal (Foto: Ascom SMPM)

Em 2024, a parceria entre o OMT e o OMV foi renovada, com importantes avanços. Durante a audiência pública, foram apresentados os primeiros resultados da nova fase de cooperação, incluindo o lançamento do Protocolo de Criação de Observatórios da Mulher contra a Violência, um marco importante na expansão dessas iniciativas pelo país.

A colaboração entre a Prefeitura de Teresina e o Senado Federal representa uma iniciativa inovadora no fortalecimento da produção de dados e evidências voltadas à proteção das mulheres. A organização da audiência pública ficou a cargo do Observatório da Mulher contra a Violência e do gabinete da senadora Augusta Brito, com apoio da Bancada Feminina, da Procuradoria Especial da Mulher e da primeira-secretaria do Senado Federal.