NOTÍCIAS

Piauí apresenta experiências e estratégias da Cendfol em oficina nacional sobre política sobre drogas em Brasília – pi.gov

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) representou o Governo do Estado do Piauí, nos dias 1º e 2 de julho, na oficina Política sobre drogas: reinserção social, emprego e renda, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD/MJSP). O evento ocorreu em Brasília e reuniu representantes de Comunidades Terapêuticas de todos os estados brasileiros com o objetivo de discutir propostas voltadas à reinserção social de pessoas com demandas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.

A secretária da Cendfol e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Piauí, Simone Pereira, participou da mesa de abertura da oficina e destacou a importância do processo de construção coletiva e democrática das políticas públicas no país.

(Foto: Ascom Cendfol)

“Nossa alegria, enquanto estado do Piauí, é poder participar desse momento de construção de uma política dentro de uma metodologia muito democrática. Temos um país com grande extensão territorial e, por isso, uma diversidade enorme de problemas sociais e formas de enfrentamento. No Piauí, também estamos em processo de reformulação da política estadual sobre drogas e participar desses debates amplia nossa proximidade com os demais entes federativos”, afirmou.

Simone Pereira também agradeceu o apoio da secretária nacional da SENAD, Marta Machado, e compartilhou a experiência do estado no reordenamento da política sobre drogas e sua implementação por meio de uma ferramenta power BI, que permite a visualização de dados e o mapeamento de vazios assistenciais na rede de atendimento no Piauí.

(Foto: Ascom Cendfol)

“Criamos um BI que revela os vazios assistenciais que existem na política sobre drogas. E isso não é só uma realidade do Piauí, mas uma questão nacional. Não dá mais para improvisar ou perder tempo com disputas de ego. Cada instituição precisa se reconhecer no seu eixo de atuação. A construção de políticas públicas exige diálogo e articulação. É por isso que, na reformulação da nossa metodologia, criamos a Diretoria de Interlocução Institucional, que está sob a responsabilidade da assistente social Karina Sampaio, com duas gerências: a de prevenção e a de enfrentamento”, explicou a secretária.

Durante o segundo dia da oficina, a Cendfol apresentou oficialmente a plataforma Power BI e participou de um grupo de trabalho voltado ao acesso à rede de atenção e cuidado em saúde, reforçando o compromisso do estado com a integração das políticas públicas de saúde, assistência social, educação, inclusão produtiva e justiça.

(Foto: Ascom Cendfol)

A oficina promovida pela SENAD faz parte de um esforço nacional para fortalecer a intersetorialidade na política sobre drogas, com base nos direitos humanos, reinserção social e no enfrentamento das desigualdades sociais.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Cendfol, reafirma o compromisso com a construção de políticas públicas baseadas em dados, escuta qualificada, articulação institucional e respeito à dignidade humana.