NOTÍCIAS

SDU Norte faz balanço das ações do primeiro semestre de 2025

SDU Norte faz balanço das ações do primeiro semestre de 2025 (Foto: Ascom SDU Norte)

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte, faz um balanço dos primeiros 6 meses de atividades na gestão do prefeito Silvio Mendes, sob o comando do superintendente Alan Brandão. “Um momento muito simbólico, ideal para avaliarmos tudo que foi feito até aqui e planejarmos as próximas atividades, para que possamos concluir de forma positiva esse primeiro ano”, declara Alan Brandão.

Pelo decreto municipal, no início do ano, a SDU Norte passou a atender oficialmente 31 bairros, incluindo Aeroporto, Pirajá, Primavera e Matadouro, mediante isso as ações foram programadas de forma tal a contribuir com a infraestrutura, limpeza e atenção às comunidades de forma organizada para que todas sejam atendidas.

O principal desafio foi o enfrentamento ao período chuvoso com aumento da equipe de limpeza, monitoramento de bombas e bueiros, e acompanhamento de famílias em áreas de risco. “Conseguimos passar pelo período mais crítico de chuvas sem nenhuma grave intercorrência na nossa região de atuação, que tradicionalmente é a mais atingida pelas cheias dos rios e lagoas, felizmente tudo correu com tranquilidade”, destaca a coordenadora de Habitação, Marlene Siqueira.

SDU Norte faz balanço das ações do primeiro semestre de 2025 (Foto: Ascom SDU Norte)

Outro destaque é o avanço no Construa Fácil: a emissão de alvarás dobrou a média, de 14 para 25 emissões por mês, o que agilizou aprovações via sistema online, como comemora o coordenador de Urbanismo, Hudson Rafael. “Ficou realmente mais fácil, como o próprio nome diz, dá pra fazer tudo online através de um formulário eletrônico. A equipe tem se empenhado para garantir atendimento com a maior rapidez possível”, ressalta.

Já em relação à obras, o dia a dia de ações de melhorias na urbanização tem sido intenso. “Contabilizamos quase uma centena de intervenções como melhorias de sarjetas, canaletas, galerias e mobilidade urbana”, explica o engenheiro, Wendel Araújo, que faz esse acompanhamento diário. Quanto ao setor de limpeza, um dos mais demandados, contabiliza o recolhimento de quase 29 toneladas de lixo nesses 6 meses.

Além disso, os esforços são para retomar a obra da Ponte João Claudino, mais conhecida como Ponte da UFPI, ainda este ano. “Para isso, foram atualizadas as informações e as adequações técnicas para fazer a licitação, também um trabalho de captação dos recursos complementares para sua realização”, explica Weldon Bandeira, assessor técnico especial.

SDU Norte faz balanço das ações do primeiro semestre de 2025 (Foto: Ascom SDU Norte)

PLANEJAMENTOS E METAS

Desde o início, encontros periódicos entre o superintendente e os coordenadores de cada setor vêm sendo realizados, promovendo um diálogo direto para avaliações e planejamento. Essa aproximação tem como objetivo aprimorar as ações voltadas à população. “A verdade é que várias mãos estão contribuindo com a zona norte e é importante que estejamos sempre alinhados, todos no mesmo capítulo”, afirmou o superintendente.

O superintendente executivo, Régis Chaves explicou que estes encontros servem para acompanhamento, monitoramento das ações e, principalmente, correção de rota. “A gente tem feito uma gestão integrada e essas reuniões fortalecem essa integração porque a gente avalia, ajusta e otimiza as ações entre todos”, relatou.

Na oportunidade, os gestores também destacaram as expectativas, planos e metas para o segundo semestre, em especial o mês de agosto, quando comemora-se o aniversário de 173 anos de Teresina. “Estamos avançando e a expectativa é deixar um legado positivo e de avanços. Para o aniversário de nossa querida cidade, planejamos a entrega de uma importante intervenção na região, a urbanização da Lagoa do São Joaquim.”, finaliza Alan Brandão.