Sempi inicia 3º módulo da formação Fortalece Elas com foco em orçamento público sob a perspectiva de gênero e raça – pi.gov
A Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí (Sempi) iniciou, nesta quarta-feira (30), o 3º módulo da formação Fortalece Elas: Políticas Públicas para Equidade de Gênero nos Municípios. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento técnico e político dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) em todo o estado. Realizada em parceria com o Instituto GENi, a formação acontece na Casa da Mulher Brasileira, em Teresina, reunindo gestoras municipais de diversas regiões do Piauí para dois dias de atividades formativas e intercâmbio de experiências.
A aula inaugural do módulo teve como tema “Orçamentos sensíveis a gênero e raça”, ministrada por Carmela Zigone, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Doutora em Antropologia Social, com pós-doutorado pelo Laboratório de Antropologia da Ciência e da Técnica da Universidade de Brasília (UnB), Carmela é especialista em Gênero e Sexualidade (Universidade de Amsterdam – UvA) e em Avaliação de Políticas Públicas (ENAP). No Inesc, atua no monitoramento de orçamento público voltado para políticas de gênero, igualdade racial, comunidades quilombolas, além de temas como democracia, transparência e formação de lideranças sociais.
Durante a abertura, gestoras destacaram a relevância da formação para a qualificação da atuação institucional nos municípios. A secretária municipal de Políticas para Mulheres de Aroeiras do Itaim, Francisca Lisboa, avaliou: “Essa formação tem proporcionado um fortalecimento intelectual importante. É uma iniciativa inteligente, que nos empodera por meio do conhecimento. Trabalhar com políticas públicas nos municípios sempre foi um desafio, e com essa formação tenho certeza de que vamos avançar na equidade de gênero. É a oportunidade de construir uma nova história.”
A secretária municipal de Curimatá, Alda Guimarães, também reforçou: “É um curso essencial para nós, gestoras. Nos ajuda a compreender melhor a equidade de gênero, a cuidar das pessoas e a levar mais conhecimento. Só temos gratidão.”
A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou os desafios enfrentados pelas mulheres na formulação de políticas públicas e a importância da qualificação contínua: “Esse momento é sobre fortalecimento das políticas para as mulheres com os municípios Não queremos encerrar essa formação, mas dar continuidade, porque é um espaço que nos fortalece diante das dificuldades e permitir agir de forma integrada em prol das mulheres. O cenário político e econômico, nacional e internacional, impacta diretamente a vida das mulheres e as políticas públicas que executamos. Precisamos estar preparadas, unidas e cada vez mais fortes para enfrentar esses desafios e garantir os direitos das mulheres que acolhemos, assistimos e por quem lutamos todos os dias.”
O Instituto GENi esteve representado pela diretora institucional Flávia Defácio, pela diretora de Dados e Conteúdo Carla Rosário, e pela diretora de Programas do Instituto, Ana Luisa Machado. A formação também contou com a presença da diretora de Programas do Mapa do Acolhimento, Ana El-Kadri.