A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) promove, nesta quinta-feira (3), a quarta aula do segundo módulo da formação “Fortalece Elas: Políticas Públicas para Equidade de Gênero nos Municípios”. O tema da aula será “Violência baseada em gênero e mulheres indígenas” e será ministrada pela professora Avelin Buniacá Kambiwá, indígena da etnia Kambiwá, doutora Honoris Causa (2022), mestra em Estudos da Ocupação pela UFMG e socióloga pela Universidade Metodista de São Paulo.
Artista-educadora, Avelin atua na integração de saberes ancestrais com conhecimento científico por meio da arte-medicina, da educação antirracista e de metodologias decoloniais.
Voltada para gestoras municipais, a formação é realizada em parceria com o Instituto GENi, organização da sociedade civil que atua na promoção da equidade de gênero e na garantia de direitos das mulheres.
A capacitação tem como objetivo fortalecer a atuação de gestoras públicas na construção de políticas para a equidade de gênero nos municípios. Por meio de aulas com especialistas renomadas, o curso oferece uma compreensão aprofundada dos desafios históricos enfrentados pelas mulheres no Brasil, contribuindo para a formulação de estratégias eficazes em nível local.
O primeiro módulo da formação foi realizado presencialmente em abril. Já o segundo módulo teve início em junho e está sendo conduzido de forma online. As próximas aulas acontecerão nos dias 08 e 10 de julho.
Gestoras interessadas em participar da formação podem entrar em contato com Louise Soares, coordenadora dos Organismos de Políticas para as Mulheres da Sempi, pelo número (86) 99491‑4122.