Sine Piauí intermediou mais de 4 mil vagas de emprego em 2025 e reforça inserção de piauienses no mercado de trabalho – pi.gov
O Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI) já intermediou 4.250 vagas de emprego em 2025. Do total, 2.377 trabalhadores foram encaminhados para processos seletivos e 507 já estão efetivados, segundo dados atualizados até o dia 29 de julho. O desempenho reforça o papel estratégico do Sine como ponte entre quem busca uma oportunidade no mercado e as empresas contratantes, com destaque para os setores de serviços, comércio e construção civil, os que mais têm gerado contratações.
O superintendente do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Emprego, José Barros, fez um balanço das ações realizadas ao longo do ano até o momento. “Além das cartas de recomendação que encaminhamos às empresas, também oferecemos oportunidades de qualificação profissional. Muitas pessoas já receberam seus certificados após participarem desses cursos, o que amplia suas chances no mercado de trabalho. O Sine atua dessa forma: qualifica e faz a intermediação. As empresas disponibilizam vagas aqui no Sine, e nós fazemos o encaminhamento conforme o perfil de cada trabalhador e a exigência de cada vaga”, afirmou.
Atualmente, o sistema conta com 175 vagas abertas, sendo 148 em Teresina. As oportunidades são atualizadas diariamente e estão disponíveis no site: portal.pi.gov.br/sine/vagas-de-emprego .
O superintendente também destacou parcerias estratégicas para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido pelo Sine no Piauí. “Estamos em uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Francesa, buscando conhecer melhor o sistema de intermediação de mão de obra da França, que é um dos mais modernos do mundo. Além disso, contamos com o apoio do Banco Mundial (BIRD) para equipar melhor nossas unidades, garantindo uma estrutura mais adequada para acolher o trabalhador que procura nossos serviços”, explicou José Barros.
Recentemente vinculado à nova Secretaria do Trabalho e Emprego, o Sine Piauí oferece uma série de serviços gratuitos voltados à empregabilidade, como intermediação de mão de obra, emissão da Carteira de Trabalho Digital, orientação profissional, qualificação, habilitação ao seguro-desemprego, entre outros.
Segundo Marina Nery, gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sine, o primeiro passo para ter acesso às vagas é realizar o cadastro presencial. “Após o cadastro, o trabalhador já pode visualizar as vagas compatíveis com seu perfil, de acordo com sua qualificação e experiência. Ele pode acompanhar essas oportunidades pelo site, pela Carteira de Trabalho Digital ou diretamente em nossos postos de atendimento. Basta levar os documentos pessoais, certificados e comprovantes de experiência, que ajudam no encaminhamento”, destacou.
Marina também reforça que o Sine não é contratante, mas atua como intermediador entre empresas e trabalhadores. “As vagas são oferecidas pelas próprias empresas, que procuram o Sine na expectativa de encontrar a mão de obra ideal para seus quadros. Nosso papel é conectar essas demandas com os perfis disponíveis”, completou a gerente.
Confira a localização de todos os postos do Sine espalhados pelo Piauí: https://www.instagram.com/p/DEhzLtUx7Of/?img_index=1&igsh=MWh2NzJ6aWgzeXR3Zg== .