Governo do Piauí investe mais de R$ 8 milhões em quatro novas obras de saúde em Uruçuí – pi.gov
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), está investindo mais de R$ 8 milhões na renovação da rede de assistência em Uruçuí, com a execução de quatro grandes obras: a reforma e ampliação do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, que receberá uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos; a construção do Centro de Parto Normal; da Nova Central de Diagnóstico; e do Centro Especializado de Reabilitação (CER II). O governador Rafael Fonteles visitou, nesse sábado (30), o andamento das obras e anunciou que a UTI do Hospital Regional será entregue em novembro deste ano.
“Aqui teremos um verdadeiro complexo de saúde. Voltarei em novembro para inaugurar a Central de Diagnóstico, que será a 11ª das 16 que estamos construindo no Piauí. No mesmo dia, inauguraremos um sonho antigo da população: a UTI do Hospital Regional. E, no próximo ano, retornaremos para inaugurar o Centro de Parto Normal”, afirmou o governador.
O secretário de Saúde, Antonio Luiz Soares, destaca que esses empreendimentos vão ampliar a oferta de serviços e garantir atendimento gratuito e de qualidade à população da região. “São quatro grandes obras que ampliarão o nível e a qualidade da assistência prestada à nossa população nessa região, descentralizando serviços e expandindo o alcance da assistência gratuita e de alta qualidade que o SUS proporciona”, destacou o gestor.
A Central de Diagnóstico tem previsão de entrega para novembro de 2025. Com o início dos atendimentos, a população contará com um espaço especializado para exames complementares, incluindo exames laboratoriais e de imagem. O local também contará com o Programa Piauí Saúde Digital, com atendimento clínico, durante o horário de funcionamento da unidade, e consultas com especialistas com data e horário agendados.
Além disso, o Centro de Parto Normal trará uma assistência mais humanizada às gestantes, enquanto o CER II vai oferecer suporte especializado em reabilitação. Já a reforma do Hospital Regional Dirceu Arcoverde garantirá uma nova estrutura para pacientes que necessitam de cuidados intensivos.
“É toda uma renovação da nossa rede assistencial, ampliando os serviços ofertados e qualificando ainda mais a assistência que já era presente na região. Esses investimentos reforçam o compromisso do Governo do Estado em oferecer os melhores serviços de saúde para a população, tudo 100% gratuito por meio do SUS”, afirmou o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.