Ministério da Saúde faz balanço do Programa Agora tem Especialistas e destaca avanços no HGV – pi.gov
O Ministério da Saúde realizou, nesta sexta-feira (1º), um balanço do Programa Agora tem Especialistas no Piauí e destacou os avanços registrados no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. A unidade tornou-se referência na ampliação de atendimentos e na redução de filas em diversas especialidades. Durante a visita, uma equipe da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério conheceu de perto as melhorias implementadas.
Entre os principais resultados está o aumento no número de cirurgias realizadas. O tempo médio de espera por cirurgias eletivas caiu de mais de 464 dias para 79. Além disso, novos serviços passaram a ser oferecidos à população, como o ambulatório oncológico.
“O investimento em recursos para melhorar o acesso da população à assistência especializada é uma das premissas do programa. No Piauí, temos feito nossa parte. Já conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera e queremos chegar a, no máximo, 60 dias. É o Governo do Estado atuando junto ao Ministério da Saúde para ampliar o atendimento à população”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz.
Durante a agenda, também foram realizadas visitas técnicas às instalações do novo ambulatório oncológico do HGV e à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
“A adesão ao programa garante agilidade nas consultas, exames e diagnósticos, permitindo o início mais rápido dos tratamentos e a realização de cirurgias eletivas. Isso impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população”, destacou a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.
A assessora da SAES, Laís de Almeida Relvas, reforçou o compromisso do Governo Federal em fortalecer a atenção especializada no SUS. “O programa vem mostrando resultados concretos. O Ministério da Saúde está buscando novas estratégias de financiamento, como a troca de dívidas de estabelecimentos privados e planos de saúde por vagas reguladas na atenção especializada, assegurando maior acesso e menor tempo de espera para os usuários”, explicou.