Ícone do site MARANHÃO DA GENTE

Pacto pelas Crianças do Piauí e Sasc celebram avanços históricos na Primeira Infância durante seminário estadual – pi.gov

O Pacto pelas Crianças do Piauí, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), realizou, nesta terça-feira (19), o Seminário Estadual da Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz. O evento reuniu gestores, técnicos e autoridades em torno de um compromisso comum: garantir que cada criança piauiense tenha acesso a cuidado, proteção e oportunidades desde os primeiros anos de vida.

O seminário marcou a assinatura do Programa Estadual da Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, que instituiu o piso da primeira infância e garantiu a adesão de todos os 224 municípios do estado ao programa. A medida simboliza um passo decisivo para que nenhuma cidade fique fora das políticas de atenção às crianças de 0 a 6 anos.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles anunciou a inclusão dos últimos 20 municípios que ainda não estavam atendidos pelo Criança Feliz. “Agora, com a coparticipação do Estado, conseguimos universalizar o programa no Piauí. Isso significa levar visitas domiciliares, apoio técnico e acompanhamento a todas as crianças que precisam. É um reforço à rede de proteção, que não depende apenas de recursos, mas de engajamento, método e compromisso com a gestão pública”, destacou o governador.

Fotos: Alysson Dinis e Luan Rodrigues

Reconhecimento às boas práticas municipais

Outro momento marcante foi a entrega do Prêmio Boas Práticas da Primeira Infância no SUAS, em sua primeira edição. Mais de 70 projetos foram inscritos e, após criteriosa avaliação, dez municípios foram premiados por suas iniciativas inovadoras na promoção do cuidado e do desenvolvimento infantil: Fronteiras, Santa Cruz do Piauí, Regeneração, Avelino Lopes, Betânia do Piauí, São João do Piauí, Angical do Piauí, São Miguel do Tapuio, Bela Vista do Piauí e Simplício Mendes.

Para a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, o reconhecimento reforça o protagonismo dos municípios. “Esse regime de colaboração é fundamental para consolidar a política pública de primeira infância. Hoje celebramos não apenas os municípios premiados, mas a dedicação de cada equipe que, na ponta, coloca a infância como prioridade. O pacto é isso: união de forças para não deixar nenhuma criança para trás”, afirmou.

Fotos: Alysson Dinis e Luan Rodrigues

O prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro, cujo município recebeu o primeiro lugar, destacou a emoção da conquista. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho feito com dedicação e compromisso. Essa premiação é motivo de gratidão e nos estimula a seguir fazendo sempre o melhor pelas nossas crianças”.

Um esforço coletivo em favor da infância

Na abertura do seminário, Isabel Fonteles fez questão de homenagear assistentes sociais, visitadores e agentes técnicos que atuam diretamente com as famílias. “O trabalho de vocês representa um compromisso ético e social com nossas crianças. Nada é mais transformador do que investir nos primeiros anos de vida, pois a primeira infância é para a vida toda”, disse.

O evento também contou com a entrega de equipamentos de informática para os municípios contemplados, o anúncio de novas ações do Pacto e da Sasc, e a entrega de uma van para monitoramento e apoio às equipes técnicas do programa.

Fotos: Alysson Dinis e Luan Rodrigues

Compromisso com o futuro

A consolidação do Plano Estadual da Primeira Infância (2024–2033), construído de forma participativa com mais de 2.200 profissionais da assistência social, saúde e educação, foi lembrada como uma das maiores conquistas recentes do Piauí. O plano servirá como base para que os municípios elaborem ou revisem seus próprios planos, com o apoio do Núcleo de Formação e Apoio Técnico, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.

Para Isabel Fonteles, cada conquista reafirma a missão central do pacto que é garantir que toda criança piauiense tenha direito a um começo de vida justo, protegido e cheio de oportunidades. “Esse momento é um marco. Estamos celebrando conquistas, mas acima de tudo reafirmando nosso compromisso com o futuro do Piauí, que se constrói cuidando das nossas crianças hoje”, concluiu.

Fotos: Alysson Dinis e Luan Rodrigues

Elias de Sousa Oliveira, diretor nacional da proteção social básica, ressaltou a  satisfação em participar da premiação dos dez municípios do Piauí na integração entre Primeira Infância e Suas. “Esses municípios premiados assumem o compromisso de manter a sua qualidade no atendimento e melhorar suas práticas. Vinte novos municípios fizeram à adesão, graças a articulação do Governo do Piauí”, acrescentou o diretor.

João de Deus Sousa, secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), ressaltou a importância do evento de premiação das boas práticas na Primeira Infância. “ Estamos premiando as dez melhores práticas do Piauí, voltadas para Primeira Infância, onde os municípios receberão equipamentos de informática, a meta é que possamos ter toda atenção a primeira infância e a formação básica, elementar e fundamental para o desenvolvimentos das famílias e dessas crianças em nosso estado”, explicou o secretário.

Fotos: Alysson Dinis e Luan Rodrigues

Já a superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, revelou a satisfação de receber do governador Rafael Fonteles às chaves de uma van para o trabalho dos técnicos pelo interior do estado. “ Esse veículo irá proporcionar à nossa equipe técnica condições de visitar todos os municípios piauienses realizando apoio técnico e monitoramento o trabalho”, finalizou a superintendente.

Fotos: Alysson Dinis e Luan Rodrigues
Sair da versão mobile