Policiais militares usam manobra de Heimlich e salvam vidas de bebês engasgados – pi.gov
Duas ocorrências recentes em Teresina demonstram a importância vital da ação rápida e do bom treinamento de policiais militares do Piauí. A atuação dos militares foi decisiva para salvar a vida de dois bebês que estavam engasgados com leite materno. A primeira ocorrência foi no sábado (9) à noite, quando uma equipe do 5° Batalhão do Piauí foi acionada durante patrulhamento na zona Leste de Teresina.
A recém-nascida, de apenas 17 dias de vida, foi salva após seu pai, o senhor de iniciais F. M., abordar a viatura comandada pelo 1° sargento Adão e composta pelo 3° sargento Farias e pelo cabo Queiroz. O comandante do 5° BPM, major PM Fábio, e o subcomandante, major PM Cardoso, destacaram a atuação rápida e eficiente dos policiais, ressaltando a importância do treinamento em primeiros socorros para situações de emergência.
Já na tarde do dia seguinte, domingo (10), o outro bebê, agora de quatro meses, chegou nos braços dos pais ao 17º Batalhão da Polícia Militar. O 2º tenente Holanda agiu prontamente, aplicando a manobra de desobstrução das vias aéreas e fazendo com que a criança voltasse a respirar. Além do 2º tenente Holanda, participaram da ação o 1º sargento PM R. Souza, o 3º sargento PM Guimarães, o cabo PM Júlio e o sargento PM Luiz (da Força Tática do 22º BPM), que prestavam apoio ao batalhão no momento da ocorrência. Todos foram destacados pelo profissionalismo, equilíbrio emocional e rapidez no apoio à intervenção.
Em ambos os casos, o desespero dos pais, que carregavam os bebês já sem conseguir respirar, encontrou a calma e o treinamento dos policiais militares, que executaram a manobra de Heimlich de forma adequada e conseguiram reverter o quadro ali mesmo.
Nas duas situações, os pais foram orientados a procurar assistência médica especializada. A criança atendida no 5° BPM foi levada pela própria viatura policial até a UPA do bairro Satélite, onde recebeu outros cuidados, por precaução. Na unidade de saúde, a atuação dos militares foi elogiada pela equipe médica e pela comunidade, reforçando o papel da Polícia Militar não apenas na segurança, mas também na proteção e preservação de vidas. Quanto à criança levada ao 17° BPM, a família deixou o local em veículo próprio após o atendimento inicial feito pela PM.