NOTÍCIAS

Projeto da Secepi leva diversas modalidades esportivas e lazer a São Miguel do Tapuio – pi.gov

A cidade de São Miguel do Tapuio vivenciou, nesta semana, uma verdadeira celebração do esporte e da integração comunitária com a realização do 2º Projeto Esportivo na Comunidade (PEC). A iniciativa, que fomentou a prática de diversas modalidades e ofereceu lazer para a população, é fruto de uma parceria entre a Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), por meio do Sistema de Incentivo ao Esporte do Piauí (Siespi), com o patrocínio da Equatorial Piauí.

O projeto ofereceu gratuitamente à comunidade acesso a modalidades como vôlei de praia, futsal, tênis de mesa, além de aulas de zumba, dança e apresentações de capoeira, movimentando a cidade e promovendo a saúde e o bem-estar. As atividades foram realizadas em diversos pontos do município, culminando em um grande evento de encerramento neste fim de semana, no Portal de Entrada da Cidade.

A programação de encerramento contou com atividades diversificadas para atletas e a comunidade, com destaque para a capoeira que encantou o público presente. O ponto alto da competição foi a final do torneio de futsal, realizada no Ginásio Poliesportivo Mussa Demes. Em uma partida emocionante, a equipe do Magnus se consagrou campeã ao vencer o time do Manchester pelo placar de 10 a 2.

Para chegar à grande final, o Magnus superou o Atlético Tapuio em uma das semifinais, enquanto o Manchester garantiu sua vaga ao vencer o Tapuio FC na outra partida. Antes da decisão masculina, o esporte feminino também teve seu espaço, com um jogo amistoso entre as equipes Audax e Atlético Tapuio, incentivando a participação das mulheres no cenário esportivo local.

André Nepomuceno, um dos colaboradores do projeto, destacou o engajamento da população ao longo de todo o evento. “Foi gratificante ver a resposta da comunidade de São Miguel do Tapuio. Desde as crianças até os mais velhos, todos abraçaram o projeto. Vimos talentos surgindo e, mais importante, famílias inteiras se reunindo para prestigiar e participar. O PEC é sobre criar laços e fortalecer o espírito comunitário por meio do esporte, e isso nós alcançamos com sucesso”, celebrou.

A realização do 2º PEC contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, o que evidencia a estratégia da Secretaria dos Esportes de interiorizar as ações e democratizar o acesso às práticas esportivas, utilizando os recursos e parcerias fomentados pelo Siespi.

O superintendente da Secretaria dos Esportes, Pedro Rodrigues, comentou sobre a importância de levar projetos como este para além da capital. “O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. E expandir para todos os municípios é uma determinação do nosso governo”, afirmou o gestor.

A secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, ressaltou o papel fundamental do Siespi e do apoio de parceiros como a Equatorial Piauí para a viabilização de projetos que impactam diretamente a vida da população.

“O Siespi é um mecanismo que fortalece e expande o esporte em nosso estado. Por meio dele e do apoio crucial de empresas como a Equatorial Piauí, que demonstram grande responsabilidade social, conseguimos transformar projetos em realidade, garantindo que o incentivo ao esporte chegue a todas as regiões do Piauí”, declarou a gestora.