NOTÍCIAS

Rafael Fonteles recepciona estudantes que seguem para intercâmbio na Alemanha – pi.gov

Nesta sexta-feira (29), 15 estudantes e 3 professores da rede pública estadual seguiram para Berlim, na Alemanha, para uma experiência de intercâmbio promovida pelo Governo do Estado, através do Seduckathon 2025. Antes disso, eles foram recebidos pelo governador Rafael no Palácio de Karnak, em Teresina, junto de familiares, para apresentação do cronograma da viagem e orientações sobre a missão internacional.

Na oportunidade, Fonteles comentou sobre a importância da experiência, que une aprendizagem, inovação e intercâmbio cultural. “Os estudantes e professores que vão para Berlim levam sonhos e expectativas. Vão viver uma experiência única, muitos pela primeira vez em um avião, e certamente vão inspirar outros jovens com tudo que irão trazer na bagagem da Alemanha”, afirma o governador.

O grupo reúne jovens de Fronteiras, Teresina, Esperantina, São Lourenço, Piripiri e Boa Hora, selecionados por destaque em simulados do terceiro ano e pelo desempenho no Seduckathon.

O professor Rodrigo Adelmo, do Ceti Francisca Pereira de Sousa, detalha como a viagem vai impactar os estudantes. “É uma oportunidade ímpar, que vai agregar na formação profissional e pessoal dos estudantes, permitindo que conheçam uma nova cultura e ampliem suas perspectivas”, frisa o professor.

Foto: Gabriel Paulino

Na Alemanha, a formação será conduzida por profissionais do MotionLab.Berlin, um dos principais hubs de inovação e prototipagem da Europa, em parceria com o TUMO Portugal. Os estudantes irão mergulhar nas áreas de impressão 3D, design de produto com materiais sustentáveis, processos de inovação, Design Thinking, carpintaria e metalurgia.

A programação inclui oficinas especializadas, workshops técnicos, espaços de coworking e uma forte conexão com a indústria e o setor empresarial, ampliando a visão dos jovens sobre tecnologia, criatividade e empreendedorismo.

Foto: Gabriel Paulino

O secretário da Educação, Washington Bandeira, explicou a importância do intercâmbio para os alunos. “Todos vão vivenciar tecnologia, empreendedorismo, arte e cultura, com contato direto com empresas e startups. Essa experiência completa vai transformá-los em protagonistas do futuro do nosso estado, fortalecendo conhecimentos acadêmicos, culturais e profissionais”, reforça o gestor.

Além das atividades de inovação e tecnologia, a programação contempla passeios culturais por Berlim, incluindo o Berliner Fernsehturm, o Anne Frank Zentrum, que apresenta a história e o diário da jovem, e o Tränenpalast (Palácio das Lágrimas), antigo ponto de passagem entre Berlim Oriental e Ocidental. Museus, zoológico, experiências gastronômicas e vivências históricas completam a programação.

Foto: Gabriel Paulino

O intercâmbio integra um programa que, ao longo de 2025, levará 130 estudantes da rede pública para seis países: Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos, com todo suporte logístico, pedagógico e de hospedagem garantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

Foto: Gabriel Paulino

Álbum de fotos relacionado

Governador recepciona estudantes