Sesapi e Prefeitura de Floriano discutem implantação de equipes de saúde em presídios da região – pi.gov
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) enviou, nessa quinta-feira(28) uma equipe técnica a Floriano. O objetivo foi apoiar a prefeitura local na implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). A ação contou com a participação de representantes da Sesapi e da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).
Como parte da agenda, foi realizada uma visita institucional à Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, na localidade Vereda Grande. A comitiva conheceu a estrutura de atendimento já existente, como consultório odontológico e sala de enfermagem, além de ouvir as principais demandas relacionadas à saúde da população privada de liberdade.
Instituído pela Portaria Interministerial nº 1/2014, a PNAISP assegura atenção integral à saúde das pessoas em privação de liberdade, garantindo acesso à Rede de Atenção à Saúde, humanização do atendimento e integração com políticas de direitos humanos e justiça criminal.
A técnica de referência estadual da PNAISP, Shayonara Barros, destacou o alinhamento realizado com a gestão municipal.
“Hoje demos início ao processo de implantação, com a apresentação da portaria que rege a política, suas normativas e o apoio técnico necessário para a inserção da nova equipe. A visita também foi acompanhada pela coordenadora Estadual de Atenção Primária à Saúde, Virgínia Pinheiro e a gerente de Saúde da Sejus, Jackelene Menezes”, ressaltou Shayonara Barros.