Uespi abre inscrições para curso “Técnicas de Transmissão e Narração de Futebol para Mulheres Empoderadas” – pi.gov
Estão abertas, de 20 a 30 de agosto, as inscrições para o projeto de extensão “Curso de Técnicas de Transmissão e Narração de Futebol para Mulheres Empoderadas”, promovido pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX).
Com início previsto para o dia 9 de setembro, o curso é gratuito e visa capacitar mulheres para atuarem no jornalismo esportivo, com foco em narração e transmissão de partidas de futebol. A iniciativa integra o Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU), conforme o edital nº 026/2025. Coordenado pelos professores Sammara Jericó e Josinaldo Oliveira, o projeto é uma resposta direta à necessidade de inserção feminina em um espaço ainda dominado por homens: o microfone das transmissões esportivas.
O professor Josinaldo Oliveira falou sobre o objetivo e a metodologia. “O curso tem como objetivo ajudar e capacitar mulheres para atuarem na transmissão esportiva, seja como narradoras, comentaristas ou repórteres. Ele será realizado de forma online, pela plataforma Google Meet, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. É um curso gratuito, sem taxa de matrícula, e esperamos alcançar pessoas interessadas em aprender tanto a parte técnica e teórica quanto a prática, que será abordada ao longo do curso no universo da transmissão esportiva.”
A proposta vai além do ensino técnico: trata-se de um movimento simbólico e prático de ocupação de espaços pelas mulheres em um dos cenários mais tradicionais da comunicação. O projeto visa não apenas qualificar, mas inspirar e dar visibilidade a novas vozes femininas capazes de transformar a forma como o futebol é narrado e percebido. A programação envolve momentos teóricos e práticos, com temas como técnicas de narração, terminologia esportiva, preparação vocal e simulações de transmissão. O curso formará duas turmas ao longo de um ano: a primeira entre setembro e janeiro, e a segunda de fevereiro a maio. “O curso abre uma porta para a entrada e permanência da mulher no mundo do esporte. Quanto mais capacitação, melhor para avançarmos na igualdade de gênero em todas as áreas, em particular, agora no mundo dos esportes”, afirma a professora Sammara Jericó, que está na coordenação do curso.
Como se inscrever
As interessadas devem preencher um formulário online informando dados pessoais como nome completo (ou nome social), CPF, e-mail, telefone, cidade e estado de residência. Mulheres a partir de 16 anos podem participar, com ou sem experiência prévia na área. A ação é uma iniciativa da Uespi para promover a igualdade de gênero e ampliar a representatividade feminina no jornalismo esportivo, com o objetivo de oferecer ferramentas para que elas ocupem esses espaços com preparo, confiança e qualidade.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/mrD9vYY9YqvNSFv89 .