Agenda Teresina 2030 apresenta estudo de eletrificação do transporte público durante simpósio no RJ
Teresina integra o projeto Acoplamento de Setores e Economia Verde (Foto: Ascom Agenda 2030)
A Agenda Teresina 2030 participa, nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), do simpósio “M2G 2025: Eletrificação do transporte público e garagens de veículos no Brasil e na Alemanha”, apresentando a experiência da capital piauiense no desenvolvimento do estudo de viabilidade de implementação do transporte público elétrico, em parceria com a Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito). O objetivo do evento é fomentar o diálogo no meio acadêmico e entre planejadores urbanos, autoridades públicas e partes interessadas da indústria.
“Temos um projeto em pleno andamento em Teresina e estamos buscando qualificar essa experiência. O estudo vai estruturar uma futura implantação dos ônibus elétricos não apenas para reforçar o sistema existente, mas também é uma etapa para avançarmos na transição do modelo a diesel para uma energia limpa. O abastecimento desses veículos será a partir da produção de energia fotovoltaica. Isso é significativo, já que o Plano de Ação Climática de Teresina aponta que o principal emissor de gases do efeito estufa é o setor de transporte”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
Participam do simpósio especialistas e gestores de outras cidades, além de instituições que apoiam iniciativas de sustentabilidade no país. Teresina foi convidada pela Embaixada da Alemanha e a organização está a cargo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Technische Universität Berlin (TU Berlin). O espaço é uma plataforma para a troca de perspectivas sobre tendências emergentes em infraestrutura e planejamento de ônibus elétricos.
A pauta que está sendo abordada no simpósio é a integração de sistemas de ônibus elétricos e gestão digital de garagens. A TU Berlin tem mais de uma década de pesquisa sobre eletrificação de sistemas de ônibus, conduzida em cooperação com a operadora de transporte público de Berlim, a BVG. Já a UFRJ apresenta os desafios e oportunidades específicos relacionados à eletrificação de ônibus no Brasil. O simpósio também busca identificar soluções adaptadas às necessidades do Brasil, lançando as bases para uma colaboração de pesquisa de longo prazo entre as duas instituições.
Teresina integra o projeto Acoplamento de Setores e Economia Verde – AcoplaRE, que apoia iniciativas de governos para a descarbonização dos setores da indústria e dos transportes no Brasil. Os estudos que estão sendo desenvolvidos na capital piauiense são fruto de doação e conduzidos em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Ministério das Cidades e Ministério das Minas e Energias.