Caravana piauiense de afroturismo embarca para Salvador nesta terça (2) para intercâmbio cultural – pi.gov
Uma caravana de afroturismo do Piauí embarca hoje (2) para Salvador com o objetivo de promover um intercâmbio cultural e de experiências. A iniciativa visa conectar a Rota do Axé do Piauí com a Rota Afro-turística de Salvador.
O intercâmbio busca aprofundar o conhecimento sobre o fortalecimento da política educacional através da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. A caravana também busca entender como o turismo afro-religioso pode fortalecer as comunidades tradicionais de matriz africanas do Piauí.
A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado do Piauí, por intermédio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), das Relações Sociais (Seres), do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult).
Durante a viagem, os participantes terão a oportunidade de vivenciar de perto a riqueza da cultura afro-brasileira em Salvador, visitando terreiros tradicionais, grupos afros e pontos turísticos emblemáticos. Além disso, a agenda inclui encontros institucionais com a Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Turismo, Educação e Empreendedorismo da Bahia.
O afroturismo
O afroturismo é uma modalidade de turismo cultural voltada para a valorização e promoção das identidades, memórias e do patrimônio material e imaterial das comunidades negras. Um dos objetivos é promover o protagonismo negro no turismo através de eventos que permitem aos visitantes uma imersão na cultura afro-brasileira e, ao mesmo tempo, impulsionam a economia local e combatem a invisibilidade histórica do povo negro.