Ícone do site MARANHÃO DA GENTE

Castelo do Piauí e região recebem segunda etapa do programa “Passo à Frente” – pi.gov

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a segunda etapa do programa “Passo à Frente”, em Castelo do Piauí, para atender pacientes do município e de outras sete cidades do território dos Carnaubais. Nesta fase, estão sendo feitas consultas, medições e a confecção de moldes para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs).

Uma das beneficiadas pelo programa é a lavradora Raimunda de Sousa, de 38 anos, que enfrenta dificuldades de locomoção devido a complicações da diabetes. “Eu sinto muitas dores, meus pés racham, latejam e fica muito ruim para eu trabalhar. Agora que vim tirar as medidas para receber um calçado adaptado, vai me ajudar demais, porque eu não tinha condições de comprar”, contou a moradora de Castelo do Piauí.

Foto: Ascom Sesapi

Os atendimentos contemplam moradores de Castelo do Piauí, Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.

Outra beneficiada com o programa é a aposentada Maria do Amparo, de 82 anos, que realizou as medições para receber um andador e uma cadeira de rodas. Ela mora em Buriti dos Montes com a filha, Marilene Sabino, de 59 anos, responsável por seus cuidados. “Vai me ajudar demais, porque todas as atividades dela no dia a dia ficam comigo, e é muito difícil. Eu não tinha como comprar uma cadeira e um andador, e esse programa vai me ajudar demais”, relatou Marilene.

Foto: Ascom Sesapi

O programa “Passo à Frente” é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executada no Piauí pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Associação Reabilitar. “Na próxima etapa, daqui a aproximadamente 90 dias, faremos a entrega das órteses, próteses e meios de locomoção, como cadeiras de rodas, bengalas e andadores, além de ajustes, adaptações e pequenos consertos em equipamentos já em uso”, destacou a coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da Sesapi, Daniele Monteiro.

Foto: Ascom Sesapi
Foto: Ascom Sesapi
Sair da versão mobile