Desfile “Meu Jeito de Ser” celebra diversidade e combate estigmas na saúde mental em Teresina
Desfile “Meu Jeito de Ser” (Foto: ASCOM/FMS)
Nesta quinta-feira (25), a partir das 9h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza o desfile “Meu Jeito de Ser” com os usuários do CAPS II Sul. O evento convida os pacientes a desfilarem em um tapete vermelho vestindo o que quiserem e segurando placas com mensagens de conscientização, como, por exemplo, “fazer piada com transtorno mental não é humor”.
A iniciativa busca valorizar o papel dos CAPS e combater os preconceitos ainda associados aos serviços de saúde mental. “A ideia surgiu da psicóloga Maria Clara e recebeu total apoio da direção. Mais do que um desfile, o evento é um ato de afirmação, liberdade e respeito à diversidade humana”, explica Aureni Batista, coordenadora do CAPS II Sul.
A proposta reforça o compromisso dos CAPS com uma atenção humanizada, gratuita e especializada, realizada por equipes multidisciplinares que incluem psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas e profissionais de apoio. Os serviços oferecidos vão desde atendimentos individuais e em grupo até oficinas terapêuticas e atividades comunitárias, incluindo suporte às famílias.
“A criação dos CAPS marcou uma virada na reforma psiquiátrica brasileira. Teresina também tem avançado significativamente com dispositivos de base comunitária, como ambulatórios e residências terapêuticas, que promovem cuidado qualificado e acolhedor”, destaca Luanna Bueno, gerente de saúde mental da FMS.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) funcionam de segunda a sexta-feira e atendem homens e mulheres que possuem transtornos mentais severos e persistentes. O acesso pode ser direto ou por encaminhamentos de outros serviços. O ideal é procurar a unidade que atende a região onde o paciente reside.