NOTÍCIAS

Equipe da Companhia Porto Piauí faz visita técnica ao Porto do Itaqui, no Maranhão – pi.gov

Uma equipe de representantes da Companhia Porto Piauí visitou o Porto do Itaqui, no Maranhão, para ver de perto todos os processos essenciais para o funcionamento de um complexo portuário e conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) do Porto de Ponta da Madeira, onde fica um dos sistemas mais avançados do mundo para monitoramento de operações portuárias.

Os representantes se reuniram ainda com representantes da Zyon Shipping, empresa especializada em agenciamento marítimo: fazem as pontes entre os produtores que querem transportar carga pela via marítima, os armadores (empresas que preparam os navios) e aqueles que desejam receber as cargas. Os agentes marítimos são fundamentais para o sucesso de qualquer porto.

O Porto do Itaqui começou suas operações em 1972. Em 2022,  inaugurou seu nono berço, com profundidades que variam de 12 a 19 metros. O porto tem 2.420 metros de extensão de cais, com diversas empresas atuando dentro do complexo portuário. Atualmente se destaca pela tecnologia que usa para monitorar, em detalhes, o comportamento do mar e as condições de navegação, o que garante a segurança das operações e a manutenção constante da dragagem.

Durante a visita, o gerente de operações de terminais, pátios e recintos da Porto Piauí, Matheus Magalhães, e o assessor da gerência de negócios e promoção institucional, Francisco Izaílo, conheceram o CCO, onde fica a sala de monitoramento desenvolvida para detectar todas as variações de maré, profundidade, ventos e correntes, até mesmo a pressão nas cordas que seguram as embarcações atracadas 24 horas por dia, uma das mais modernas do mundo.

O gerente Matheus Magalhães comentou que a visita serviu para observar os mínimos detalhes da operação do porto: desde o controle da chegada e saída das embarcações até o descarte dos resíduos.

“Foi muito positivo conhecer e poder conversar com as equipes do Porto do Itaqui, profissionais com uma vasta experiência. Esse intercâmbio nos permite conhecer na prática o que já deu certo em outros lugares, aprender com quem já percorreu o caminho e pudemos identificar os pontos que precisamos adaptar para a nossa realidade”, disse o gerente Matheus Magalhães.

Os representantes conheceram todos os detalhes da exportação de ferro gusa, desde a chegada do minério até a carga nos navios que ocorre no Porto Marítimo Ponta da Madeira, adjacente ao Porto do Itaqui.

“É também uma oportunidade de trazer inovação, novas ideias e soluções criativas para os desafios do dia a dia. Assim, crescemos como equipe e aceleramos o desenvolvimento do Porto Piauí alinhados às melhores práticas”, comentou Matheus Magalhães.