Estudantes da rede estadual vão celebrar a Independência do Brasil com desfile cívico no Grande Dirceu nesta sexta (05) – pi.gov
Mais de 5 mil estudantes de escolas da rede estadual ligadas à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) se preparam para o 35º Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. O evento ocorre, na sexta-feira (5), às 17h, na avenida Francisco de Almeida Neto, no Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina. A expectativa é que o desfile atraia um público de 40 mil pessoas.
Com o tema “Constituição Federal”, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva levará 452 alunos para a avenida, com pelotões, banda, comissão de frente, porta-bandeira e outros destaques. “Estamos preparando um desfile lindo para o público, unindo conhecimento, cultura e arte na avenida”, afirmou Isabela Cardoso, estudante da 2ª série do ensino Médio.
De acordo com a gerente da 21ª GRE, Clarice Veloso, o desfile é uma tradição e é importante a participação dos estudantes da rede estadual. “Esse evento já faz parte do calendário cívico da região Sudeste. Por trás do desfile, há todo um trabalho teórico e histórico sobre a questão cívica, onde os alunos têm a oportunidade de ver de perto a beleza que cerca o desfile e a importância da data para a história do Brasil”, explicou a gerente.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que eventos como este reforçam a consciência cívica e estimulam valores democráticos nos jovens. “O desfile do 7 de Setembro no Dirceu já é parte do calendário de celebrações da Independência do Brasil na nossa capital e integra escolas e comunidade, valorizando a identidade sociocultural e o protagonismo dos nossos Estudantes”, disse.
Participam do desfile os Cetis Didácio Silva, Dr. Fontes Ibiapina, Maria Modestina Bezerra, Profª Júlia Nunes Alves, Profº Milton Aguiar, Profº Raldir Cavalcante Bastos e os CEJAS Prof. Francisco César de Araújo, São Sebastião, Fontes Ibiapina e Maria do Carmo Reverdosa.
Para garantir segurança, mobilidade e infraestrutura, foram solicitados apoios da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Strans, Eturb e SDU Sudeste.