NOTÍCIAS

Estudantes de Psicologia da Aespi Unifapi visitam a Sempi e conhecem projetos de enfrentamento à violência contra a mulher – pi.gov

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) recebeu, nesta terça-feira (9), a visita de estudantes dos cursos de Psicologia da faculdade Aespi Unifapi, que participaram de uma atividade técnica para conhecer a estrutura da Secretaria e os projetos voltados ao combate, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.

Para a gerente de Enfrentamento à Violência da Sempi, Érika Ruth Melo, a aproximação da academia com a Secretaria fortalece o diálogo e a construção de políticas públicas mais efetivas. “A Secretaria das Mulheres sempre está aberta, principalmente na sua Diretoria de Enfrentamento à Violência, para apresentar as estruturas que utilizamos para esse fim. Os estudantes vieram conhecer o trabalho do atendimento psicossocial, os projetos de enfrentamento e toda a gama de profissionais e dispositivos que temos como política de Estado para proteção e prevenção. É muito importante essa integração das políticas públicas com a academia e com os movimentos sociais. A Secretaria de Mulheres está sempre de portas abertas para todas as sessões da sociedade civil e dos movimentos que queiram conhecer, sugerir e construir juntos uma estrutura que é para toda a população”.

(Foto: Ascom Sempi)

De acordo com a professora Beatriz Marques, responsável por acompanhar o grupo, a experiência proporcionou uma aproximação fundamental entre academia e sociedade. “Vim hoje com os alunos do 5º e 6º períodos para conhecer a Secretaria das Mulheres, o trabalho das profissionais e os projetos de enfrentamento à violência contra a mulher. Essa vivência é essencial para que eles, como futuros psicólogos, compreendam o papel das políticas públicas e possam desenvolver atividades de conscientização e divulgação científica e social. É um papel da academia estar em constante diálogo com os movimentos sociais e devolver esse conhecimento à comunidade. Agradecemos muito a receptividade da Secretaria, foi uma experiência muito importante”.

(Foto: Ascom Sempi)

A estudante Regiane Silva, do 6° período, também destacou a relevância da visita e disse que gostou muito de conhecer o funcionamento da Secretaria e entender melhor o vínculo entre as organizações e projetos. “Isso nos motiva a ampliar a divulgação desse trabalho e a fortalecer as ações em defesa das mulheres”.

A iniciativa reforça o compromisso da Sempi em manter diálogo com instituições de ensino, possibilitando que estudantes de diferentes áreas tenham acesso a informações qualificadas sobre políticas de gênero e direitos das mulheres, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e engajados socialmente.

(Foto: Ascom Sempi)