NOTÍCIAS

Governo do Piauí avança em projeto de securitização para ampliar investimentos – pi.gov

O secretário da Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, recebeu, nesta quarta-feira (3), a equipe de consultores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), liderada pelo especialista em gestão e administração financeira e tributária Mauro Ricardo Costa. O objetivo foi discutir a securitização dos recebíveis e créditos tributários do Governo do Estado.

O processo de securitização consiste em transformar créditos que o Estado tem a receber ao longo dos próximos anos, como dívidas de contribuintes ou receitas tributárias futuras, em recursos imediatos, por meio da emissão de títulos no mercado financeiro. Essa antecipação permite ao governo ter mais dinheiro em caixa para investimentos sem precisar aumentar impostos.

Foto: Ascom Sefaz-PI

A reunião também contou com a presença dos superintendentes de Gestão, Receita Estadual, Administração e Tesouro Estadual, Cristovam Cruz, Graça Moreira Ramos, Ricardo Pires e James Sousa, respectivamente, além de diretores e demais gestores da Sefaz-PI.

Segundo o superintendente de Gestão, Cristovam Cruz, a consultoria conduzida pela FIPE é pioneira entre os estados do Brasil e já projeta impactos positivos. “Estamos estimando que, a partir do próximo ano, já tenhamos a entrada de novos recursos oriundos desse trabalho. Esse reforço financeiro vai impactar diretamente os investimentos realizados pelo Governo do Estado”, afirmou o superintendente.

O consultor Mauro Ricardo reforçou a importância da iniciativa e explicou os benefícios da antecipação de receitas. “A partir desse trabalho, a ideia é ampliar a capacidade de investimentos do Estado, antecipando recursos que seriam recebidos ao longo de vários anos. Com isso, o governo poderá aplicar esses recursos em diversas melhorias, o que reflete em mais qualidade de vida para a população”, finalizou o consultor.

Foto: Ascom Sefaz-PI
Foto: Ascom Sefaz-PI