HUT realiza evento “Quem Cuida Merece Ser Cuidado”
HUT realiza evento “Quem Cuida Merece Ser Cuidado” (Foto: HUT)
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro, a Gerência de Recursos Humanos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) promoveu um momento especial de reflexão com seus colaboradores. A ação teve como objetivo reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e incentivar que as pessoas busquem ajuda quando necessário.
Com o tema abordado pela psicóloga Adália Silva, especialista em prevenção e posvenção ao suicídio, o evento proporcionou uma conversa aberta e acolhedora sobre o assunto. A programação contou com dinâmicas entre os servidores, além da distribuição de brindes. Neste ano, o slogan da campanha do Setembro Amarelo é “Se precisar, peça ajuda!”, reforçando a necessidade de diálogo e apoio mútuo.
A gerente de Recursos Humanos do HUT, Aline Oliveira, destacou que sem saúde mental é impossível manter a produtividade no ambiente de trabalho. “No Brasil, a cada hora, 54 pessoas são afastadas do trabalho por problemas relacionados à saúde mental. As instituições têm a obrigação de cuidar de seus colaboradores e essa é uma prática que aplicamos aqui no hospital”, afirmou.
A diretora geral do HUT, Aranucha Brito, também ressaltou a importância do acolhimento aos profissionais da saúde. “Quem cuida também precisa ser cuidado. Nossa rotina é marcada por estresse e muita pressão; por isso, ações como a de hoje são fundamentais. É uma forma de mostrar que a dor do outro importa e que estamos aqui para ajudar”, reforçou.
A psicóloga convidada, Adália Silva, concluiu enfatizando a necessidade de quebrar o tabu em torno do tema. “O suicídio é um problema de saúde pública. Não há uma única causa, mas sim diversos fatores que contribuem. Por isso, é fundamental discutir o tema. Não falar sobre suicídio pode ser tão prejudicial quanto falar de forma inadequada”, alertou.
Rede de Prevenção ao Suicídio da Fundação Municipal de Teresina (FMS)
1-PROVIDA: ambulatório especializado no acompanhamento com ideação suicida.
Endereço: Rua Álvaro Mendes, 1557, centro sul, próximo da praça da igreja São Benedito. O local dispõe de psicólogos e psiquiatras e atende por demanda espontânea, ou seja, basta se dirigir ao local.
WhatsAap: 86-99577-1567
2- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Caps II Sul
Endereço: Av. Barão de Gurguéia 2913. Bairro Pio XII
Caps II Norte
Endereço: Rua Presidente Lincoln, 4727, Bairro São Joaquim
Caps II Leste
Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, 2435. Bairro Horto Florestal
Caps II Sudeste
Endereço: Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado – Loteamento Parque do Sol – Renascença
Caps AD
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, n e 2978 – Bairro Macaúba
Caps III
Endereço: Rua Costa Rica. Nº 466. Bairro Três Andares
Caps Infanto Juvenil
Endereço: Rua Coronel Cezar, nº 1566. Bairro: Morada do Sol
3-Urgência Psiquiátrica (surto psicótico ou tentativa de suicídio) a população também pode acionar o SAMU
Fone: 192